O prefeito Francisco José Junior e o secretário da Fazenda Jerônimo Rosado viajaram nesta quarta-feira, 24, ao Rio de Janeiro, onde tiveram reuniões para tratar sobre a antecipação dos royalties do petróleo para o município de Mossoró/RN.
A antecipação dos royalties ou cessão de crédito foi aprovada pelo Congresso Nacional no início de 2015 para que os municípios brasileiros afetados pela crise econômica, em especial os produtores de petróleo, pudessem ter acesso a um crédito e assim equilibrar as contas.
Inicialmente a proposta aprovada no Congresso era só para o Rio de Janeiro, porém em seguida os legisladoras decidiram aprovar para o restante do País. Em Mossoró, a redução dos investimentos da Petrobras causou um grande estrago na economia local.
O prefeito Francisco José Junior destaca que a frustração de receitas em 2015 passou da casa dos R$ 100 milhões e caminha para um cenário ainda mais desagradável em 2016. Adotou uma série de medidas de contenção de despesas na Prefeitura para conseguir governar.
Para equilibrar as contas, pagando os servidores terceirizados e fornecedores, o prefeito Francisco José Junior e o secretário da Fazenda Jerônimo Rosado agilizam no Rio de Janeiro a liberação da cessão de crédito, o que acredita que possa acontecer nos próximos 30 dias.