03 JUL 2024 | ATUALIZADO 22:47
MOSSORÓ
Da redação
07/04/2015 06:19
Atualizado
13/12/2018 04:44

UPAs realizam 2.500 atendimentos por dia em Mossoró

A secretária aconselha que pessoas que precisem de orientação médica ou necessitem de alguma informação acerca de viroses devem procurar as Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Atualmente, o município dispõe de 45 UBSs
Assessoria/Prefeitura de Mossoró

A Secretaria Municipal de Saúde registrou, nos últimos dois meses, um aumento significativo no número de atendimentos nas três Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do Município.

Só no último final de semana, por exemplo, segundo a Secretaria, as unidades realizaram 2.500 atendimentos por dia.

Segundo o médico Gustavo Henrique Cunha, o aumento no número de atendimentos se deve a três vírus circulantes: parvovírus, chikungunya e sorotipo 4 da dengue.

“A população precisa ficar atenta a essas doenças. Cuidados como ingerir muita água, vitamina C e sucos devem ser um hábito constante das pessoas. São medidas simples, mas que fazem toda diferença na prevenção das viroses”, orienta o profissional.

Ainda segundo o médico, esses vírus têm se espalhado por todo país e a população precisa ter cuidado redobrado.
“É preciso que as pessoas contribuam no combate a essas doenças. A dengue, que costuma se proliferar em período chuvoso, por exemplo, deve ser combatida com medidas já conhecidas pela população, como não deixar a água parada”, acrescenta.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, há uma incidência de grande número de casos de viroses, o que caracteriza uma epidemia.

“Nós temos quatro médicos em cada UPA para atender à população. Mas precisamos também da colaboração de todos, tanto com medidas de prevenção a doenças comuns no período chuvoso, como é o caso das viroses, quanto na procura pela UPA, que deve ser feita em caso de urgência”, acrescenta Leodise Cruz.

Devido ao aumento no número de atendimento nos últimos dois meses nas UPAs, que dobrou em relação ao ano passado, o tempo de espera dos pacientes tem sido maior.

“Estamos passando por um momento atípico em que as nossas unidades têm dobrado o número de atendimentos. Mas vale ressaltar que todas as pessoas que procuram as UPAs são atendidas de acordo com a gravidade”, explica a secretária de Saúde, Leodise Cruz.

Além disso, a secretária aconselha que pessoas que precisem de orientação médica ou necessitem de alguma informação acerca de viroses devem procurar as Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Atualmente, o município dispõe de 45 UBSs.

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário