25 NOV 2024 | ATUALIZADO 11:42
ESTADO
Da redação
04/03/2016 05:57
Atualizado
14/12/2018 00:52

Medidores de alta capacidade são a aposta da CAERN para evitar prejuízos

Equipamentos mais modernos que os convencionais vão garantir maior precisão na aferição do consumo de clientes que apresentam consumo mensal acima de 1.000 m³
Josemário Alves / MH

A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) está investindo cerca de R$ 500 mil, em recursos próprios, na compra de medidores de alta capacidade para aferição do consumo de grandes clientes corporativos. É a segunda etapa de implantação do sistema de telemetria que a empresa iniciou, como experiência piloto, em 2014.

Os equipamentos eletrônicos, mais modernos que os convencionais, vão garantir maior precisão na aferição do consumo.

Nessa nova etapa, serão selecionados 100 grandes clientes corporativos para a instalação dos medidores. Grandes clientes são usuários que apresentam consumo mensal acima de 1.000 metros cúbicos.

Segundo o engenheiro José Dantas, assessor comercial da Caern, os equipamentos são dotados de relojoaria mais moderna, permitindo limite inferior de exatidão mais baixo, e consequentemente mais precisão na medição.

“Os medidores convencionais só medem vazão acima de 100 litros por hora, enquanto o medidor eletrônico mede a partir de 12 litros por hora”, explica José Dantas. “Isso evita perdas e prejuízos para a companhia”.

Outra particularidade do sistema de telemetria é a transmissão dos dados via rádio ou internet, evitando a necessidade de leitura de consumo em campo e envio de faturas pelo Correios. “O usuário também tem acesso a todos os dados de consumo pela internet, sobre vazão horária, vazão instantânea, vazão mensal, além da conta de consumo”, diz José Dantas.

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário