25 NOV 2024 | ATUALIZADO 11:42
ESTADO
Da redação
03/03/2016 15:06
Atualizado
14/12/2018 09:36

Caicó ganhará adutora de engate rápido custeada em R$44 milhões

A obra será viabilizada a partir de repasse garantido pelo governador Robinson Faria após reunir-se com a presidente Dilma Rousseff e Ministério da Integração
Cedida

O município de Caicó receberá uma obra de grande importância para o combate à crise hídrica que atinge aquela cidade com a viabilização da adutora de engate rápido. Atualmente, o açude Itans, que abastece Caicó, no Seridó potiguar, está com menos de 3% de água.

A iniciativa significa uma resposta à população, uma vez que a falta de abastecimento naquela região seria o quadro mais crítico que o Estado poderia enfrentar.
 
"Optamos pela adutora em Caicó por entendermos que, hoje, essa é a forma que temos de chegar com uma solução emergencial para o maior número de pessoas", explicou o governador, esclarecendo que os trabalhos em função dos outros municípios continuarão de forma a evitar o estado de colapso.
 
A obra será viabilizada a partir de um repasse, no valor de R$ 44 milhões, garantido pelo governador Robinson Faria após reunir-se com a presidente Dilma Rousseff, na semana passada, e será feito pelo Ministério da Integração ao governo do Estado do Rio Grande do Norte, como previsto no Plano Emergencial de Segurança Hídrica.
 
A escolha da obra prioritária ocorreu no final da manhã desta quinta-feira (29), quando o gestor estadual se reuniu com a chefe de Gabinete Civil, Tatiana Mendes Cunha, com o secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Mairton França, com o diretor da Caern, Marcelo Toscano, o coordenador de Defesa Civil Estadual, Cel. Eliseu Dantas e técnicos do Instituto de Gestão de Águas do RN (Igarn) e da Empresa de Pesquisa Agropecuária (Emparn).
 
Para dar uma maior celeridade, representantes da Defesa Civil, da Caern e da Semarh irão juntos a Brasília, e em audiência com o ministro da Integração Carlos Vieira, nesta sexta-feira, 04, discutirão sobre as datas de liberação dos recursos para ser dado inicio ao processo licitatório.
 
"O pré projeto já está no Ministério da Integração. Como trata-se de uma obra emergencial, nós a faremos a partir do Plano de Trabalho. Agora é saber quando esse repasse será liberado para começarmos  a construção da adutora o quanto antes, beneficiando milhares de famílias da região Seridó", observou o diretor presidente da Caern, Marcelo Toscano.

Com informações do Governo do RN

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário