03 JUL 2024 | ATUALIZADO 22:47
MOSSORÓ
Da redação
07/04/2015 13:17
Atualizado
13/12/2018 04:44

Mossoró registra 273 casos suspeitos de dengue; 57 casos foram confirmados

?No momento estamos com uma campanha para tampar os toneis usados para armazenar água, na cidade são 50 mil, um número muito alto?, segundo coordenada do Programa de Combate a Dengue
Valéria Lima

O município de Mossoró, que tem cerca de 280 mil habitantes, registra atualmente índice de 6,2% de infestação predial de dengue. São 273 casos suspeitos da doença na cidade, entre esses 57 estão confirmados este ano.

Nas Unidades de Pronto Atendimento do Belo Horizonte, Alto São Manoe e Santo Antônio o número de atendimentos aumentou significativamente nas últimas semanas, em função do aumento nos casos de degue,Chikungunya e Porvovirus.

Veja AQUI.

Os números com relação a dengue são do levantamento realizado pelo Programa de Combate a Dengue de Mossoró, que foi atualizado nesta terça-feira, 07. Em relação a Chikungunya, foram notificados 81 casos suspeitos. Nenhum caso foi confirmado.

De acordo com a coordenadora do Programa de Combate a Dengue em Mossoró, Teresa Cristina, “há bairros na cidade em que a situação é bem mais crítica, por isso nós estamos em alerta, a população precisa se conscientizar sobre o perigo da doença”.

A coordenadora esclarece que o bairro Planalto 13 de maio apresenta 14% de toneis abertos, que incentiva o desenvolvimento de focos do mosquito, o maior índice apresentado dentre os bairros de Mossoró.

“O nosso clima e a nossa cultura é muito favorável ao desenvolvimento da doença, por isso precisamos da colaboração de toda a sociedade, e pedimos que apresentados os sintomas que as pessoas procurem logo os hospitais”, diz a coordenadora.

Mossoró conta atualmente com 104 agentes de endemias para a cobertura de 124 mil imóveis.

Segundo Teresa Cristina “a quantidade ainda não é suficiente, lógico que quanto mais gente trabalhando melhor, mas nenhuma área está sem atendimento, nenhum bairro está sem assistência”.

Além das visitas as residências, o Programa de Combate a Dengue vem desenvolvendo palestras nas escolas, unidades hospitalares e outros órgãos para a conscientização da população.

“No momento estamos com uma campanha para tampar os toneis usados para armazenar água, na cidade são 50 mil, um número muito alto”, segundo Teresa Cristina.

Porém, a quantidade de casas fechadas na cidade, que é de 20%, prejudica o trabalho a ser feito pelos agentes.
“Por isso, pedimos a ajuda da população, os vizinhos dessas casas podem ligar pra a Vigilância e informar a situação, para que a gente possa tomar alguma atitude”, explica a coordenadora.

Segundo uma pesquisa do Ministério da Saúde, a cada 100 casas de Mossoró, 6 possuíam focos de dengue.

Mossoró já tem registro de dengue tipo 1 e 4.

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário