Para a maior parte das pessoas, a Semana Santa, feriado católico quando se comemora a paixão, a morte e a ressurreição de Jesus Cristo, também é sinônimo de consumo, e não só de ovos de chocolates e peixes.
Foi o que apontou a pesquisa realizada pela Federação do Comércio de Bens Serviços e Turismo (FECOMÉRCIO), na cidade de Mossoró, entre os dias 15 e 17 de fevereiro.
A pesquisa revelou que 65,7% dos mossoroenses pretendem comprar algum presente na Páscoa. Destes, 89,5% irão comprar chocolate; 48,2% deles irão presentear os filhos; 85,9% pretendem gastar até R$ 100; 79,5% devem pagar à vista, com cartão de débito ou em dinheiro; configurando uma expectativa de gasto médio de R$ 75,11.
Além disso, 81% dos consumidores entrevistados na capital do Oeste também devem consumir peixes e crustáceos durante o feriado. Os consumidores da cidade também se mostraram dispostos a presentear com peças de vestuário (8,1%); com brinquedos (2,7%); ou calçados (1,5%).
“Chamo a atenção para a importância dos que nós chamamos de datas fortes para o comércio. Elas criam um clima de propensão ao consumo que nós, comerciantes, precisamos aproveitar. É a hora de organizar as lojas, preparar as vitrines, tentar oferecer promoções. Porque quem sai de casa para comprar ovos de chocolate também pode comprar uma peça de roupa, um brinquedo ou um calçado. A ida do consumidor ao comércio é o primeiro passo para captarmos vendas”, disse o presidente do Sistema Fecomércio no RN, Marcelo Fernandes.
Dos 30,7% dos consumidores ouvidos na pesquisa que informaram que não irão presentear, quase 80% alegam motivos ligados ao momento de dificuldades da economia, como desemprego, falta de dinheiro, ou ainda por estarem com dívidas e contas em atraso.
O questionário revelou também que a maioria das pessoas não pretende comemorar a Páscoa em restaurantes, e sim em casa (70%), um indicador não muito animador para o setor de serviços de Mossoró.