30 ABR 2024 | ATUALIZADO 17:55
ESPORTE
Da redação
16/03/2016 05:55
Atualizado
14/12/2018 03:13

Futebol Potiguar ganha mais uma vaga na Série D do Brasileirão

A CBF usa Ranking Nacional de Federações para redistribuir as vagas. São Paulo terá quatro times na competição, Rio e Minas contarão com três e o RN passará para duas vagas
Josemário Alves

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou, na tarde desta terça-feira (15), a ampliação da Série D do Campeonato Brasileiro deste ano. Em 2016, a Quarta Divisão terá oito clubes a mais, e passará a contar com 48 equipes de todo o país. Para distribuir as vagas acrescentadas à edição 2016, a CBF usou o Ranking Nacional de Federações recentemente atualizada.

Com as mudanças, o estado de São Paulo ganha mais duas vagas. Minas, Rio, Ceará, Alagoas, Rio Grande do Norte e Pará também foram beneficiados e ganharam mais uma vaga, desconsiderando-se os rebaixados da Série C. Dessa forma, a Federação Norte-rio-grandense de Futebol (FNF), passará a ter o direito de indicar duas equipes que representará o estado na competição nacional.

A nova distribuição dos clubes na Série D ficou assim: São Paulo passará a ter quatro times, Rio e Minas terão três times, e os estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, Pernambuco, Goiás, Bahia, Ceará, Rio Grande do Norte, Alagoas e Pará contarão com duas equipes. Os demais estados continuarão com um representante.

A novidade muda a fórmula de disputa. A competição agora terá 12 grupos com quatro equipes cada, que jogarão em turno e returno dentro de cada chave. Os dois melhores avançam, mais os oito melhores terceiros colocados. Ao todo, 32 equipes se classificam para o mata-mata, e o torneio terá uma fase a mais que nas edições anteriores.

No documento de divulgação da alteração, Manoel Flores, diretor de competições da CBF, acredita que a ampliação é um passo para integrar mais clubes ao calendário nacional.

– A CBF acredita que, com esta modificação, está estimulando o surgimento de novos talentos, garantindo emprego e renda para os que trabalham com o futebol e movimentando a torcida local, que poderá acompanhar seus times preferidos e vibrar com seus jogadores – publica.

A CBF ainda divulgará o regulamento específico da competição, que tem início previsto para o dia 29 de maio. A entidade também ainda não decidiu se irá manter o cruzamento qualificado para a segunda fase, semelhante à Libertadores, no qual o clube de melhor campanha na primeira fase encara o de pior campanha, e assim por diante.

Regulamento
De acordo com o Regulamento Específico para a Primeira Divisão, da FNF, em seu artigo 15º, Parágrafo Único, Caso o campeão Estadual 2016 já esteja inserido em alguma outra série do Campeonato Brasileiro 2016 (“A”, “B”, “C” ou “D”), as vagas referentes ao Rio Grande do Norte na Série “D” 2016 ficarão asseguradas para as agremiação que obtiver o melhor aproveitamento técnico no Campeonato Estadual 2016.

Se consideradas todas as rodadas até o momento, a classificação geral do Campeonato Estadual é a seguinte: 1º) Potiguar - 18 pontos; 2º) América - 16 pontos; 3º) Globo - 16 pontos; 4º) ASSU - 15 pontos; 5º) ABC - 13 pontos; 6º) Baraúnas - 12 pontos; 7º) Alecrim - 10 pontos e, 8º) Palmeira - 3 pontos.

Como o América e o ABC já estão inseridos na Série C do Brasileirão 2016, a briga pelas duas vagas do Rio Grande do Norte vai ficar entre o Potiguar, hoje líder nessa disputa, Globo, ASSU e o Baraúnas.

A notícia divulgada às vésperas de mais um Clássico Potiba, é mais um estímulo e deve motivar ainda mais os dois representantes mossoroenses, que apresentam reais condições de conquistar as duas vagas na competição nacional.

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário