16 MAI 2024 | ATUALIZADO 20:26
POLÍTICA
Da redação
16/03/2016 06:46
Atualizado
12/12/2018 09:50

O momento é de união, de esquecermos os palanques políticos , afirma prefeito

Francisco José Júnior conclamou união de todos durante sessão solene na Câmara Municipal de Mossoró. Evento homenageou o aniversário de 164 anos de emancipação política da cidade.
Cezar Alves

O Poder Legislativo local promoveu na manhã desta quarta-feira (16) sessão solene em homenagem ao aniversário de 164 anos da emancipação política de Mossoró. O prefeito Francisco José Júnior acompanhou na sessão, bem como representantes de diversos segmentos da sociedade mossoroense.

“Amamos de verdade a nossa terra e a nossa história”

Em seu discurso, o prefeito Francisco José Júnior enfatizou o amor que os mossoroenses têm pela cidade e as transformações registradas nos últimos anos. “Não amamos apenas contemplando, mas amamos participando e fazendo parte das mudanças que começaram 164 anos atrás e que não param de continuar”, frisou.

O chefe do Poder Executivo municipal ainda lembrou que dos 164 anos de emancipação política, em quase metade deles a cidade foi governada por um único grupo político.

“Mossoró não pertence a uma pessoa; Mossoró não quer, Mossoró é cada dia melhor. Estamos todos juntos ultrapassando mais de 70 anos de um velho meio de governar, quase metade da nossa história. Estamos agora há dois anos deixando para trás velhas práticas, vícios administrativos, atendendo desejo de mudança da nossa sociedade. A cidade já disse duas vezes: basta e não quer andar para trás, a resistência do povo mossoroense é para frente”, disse.

Ainda em sua fala, Francisco José Júnior destacou a importância da contribuição para Mossoró de cada um dos homenageados na sessão, em especial o cabo da Polícia Militar, Antônio Alves, conhecido como Netinho, e que foi agraciado com a comenda de Mérito em Segurança Pública.

“Vocês que estão aqui homenageados são merecedores dessas comendas, mas eu quero, me permitam, só fazer um registro pessoal, citando Netinho, no nome dele agraciar todos os homenageados. Netinho foi lavador de carros, trabalhou como palhaço, personal trainner, e está agora se formando em medicina, mas vai continuar contribuindo com a segurança”, afirmou o prefeito.

(Fotos: Cezar Alves/MH)

Francisco José Júnior também conclamou a união entre todos os setores da sociedade para que as dificuldades que afetam o Município, em decorrência da crise nacional, sejam superadas. “O país está passando pela pior crise de sua história, que infelizmente afeta diretamente os municípios. Esse é um momento de união, de esquecermos os palanques políticos”, pontuou.

O prefeito ainda disse que nunca esteve tão motivado em sua carreira política, pronto para dar sequência às mudanças que vem promovendo na cidade.  “Quando um político está motivado, não se vê hora, distância para se fazer o que tem que ser feito. Nunca estive tão motivado em minha carreira política. Estou de braços abertos para escutar opiniões, sugestões, conto com todos vocês para fazermos as mudanças e melhorarmos cada vez mais a nossa cidade”, conclui.

Além de destacar o aniversário da cidade, a sessão solene também homenageou 42 personalidades, entre elas a professora Glaudionora Silveira, atual secretária municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, que recebeu o título de cidadã mossoroense.

 

Glaudionora é natural de Governador Dix-sept Rosado, mas vive em Mossoró desde os 5 anos de idade. Já exerceu, na Uern, os cargos de chefe de Gabinete da Reitoria da Uern e chefe da Ouvidoria.

Na Prefeitura de Mossoró, Glaudionora Silveira também já ocupou as funções de Assessoria Especial, secretária de Administração e secretária-chefe de Gabinete do Prefeito.

O vereador Soldado Jadson falou em nome dos parlamentares, destacando a história de resistência e coragem de Mossoró. O edil citou em sua fala fatos que enaltecem o povo mossoroense, como a Abolição da Escravatura, o Motim das Mulheres, a trajetória de Celina Guimarães e a luta contra o bando de Lampião, em 1927.


Jadson ainda lembrou que por muitos anos o município celebrou sua emancipação política em 9 de novembro, dia em que na verdade ocorreu a elevação da vila de Mossoró à condição de cidade, conforme consta na Lei nº 620. Foi na gestão de Francisco José Júnior, enquanto presidente da Câmara Municipal, que o equívoco foi corrigido, através de Projeto de Lei apresentado pelo vereador Genivan Vale e promulgado pelo então chefe do Poder Legislativo local.

Falando em nome dos homenageados, o advogado Humberto Fernandes destacou a força do povo mossoroense. "São 164 anos de história que indicam a foça que esse povo representa para o RN. Eu não sou filho, não nasci em Mossoró, mas aqui fui adotado e hoje tenho orgulho de ser cidadão mossoroense através de um título concedido por essa Câmara Municipal", afirmou Humberto, destacando ainda o momento atual pelo qual passa o país.


A sessão teve sequência com a entrega das homenagens a 42 personalidades, entre eles o padre Ivonzeliton Leite Nunes, que foi agraciado com o título de cidadão mossoroense.

Após a entrega das comendas, foi respeitado um minuto de silência em virtude do falecimento do pai do vereador Genivan Vale. Em seguida, a sessão foi encerrada com a entoação do hino de Mossoró.

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário