02 MAI 2024 | ATUALIZADO 18:15
MOSSORÓ
Da redação
30/03/2016 14:52
Atualizado
13/12/2018 02:26

Grupo católico de Mossoró pretende mobilizar 200 doadores de sangue

Iniciativa, do grupo Encontro de Jovens Católicos, será dividida em três etapas, com a primeira promovida já no próximo sábado, reunindo 50 doadores.
Cedida

Jovens ligados à Paróquia do Menino Jesus de Praga, no Conjunto Santa Delmira, iniciam no próximo sábado (2) uma campanha em prol do Banco de Sangue do Hemocentro Mossoró. A iniciativa é do grupo Encontro de Jovens Católicos (EJOC) e tem o objetivo de elevar o número de doadores regulares de sangue e, desta forma, manter os estoques de bolsas em um nível suficiente para atender à demanda.

Segundo João Bruno, membro do grupo, o Encontro de Jovens Católicos existe há mais de 10 anos e tem a finalidade de evangelizar jovens através da música, arte, grupos de orações e realizações sociais. Ele explica que intenção é criar um cronograma de doações em três etapas, visando manter o estoque do Hemocentro para os próximos meses.

“Tendo em vista a situação emergencial do Hemocentro Mossoró, resolvemos realizar pela primeira vez o nosso mutirão de doação de sangue. Nosso projeto será dividido em 3 etapas, sendo a primeira com doações emergências de 50 bolsas de sangue que será realizado no próximo sábado”, explica ele.

João Bruno acrescenta que após 15 dias serão mobilizadas mais 50 pessoas e, em seguida, pretendem concluir as 200 doações ao longo do mês de maio, quando o ônibus do Hemocentro for deslocado para frente da paróquia.


A paróquia do Menino Jesus de Praga fica localizado no conjunto Santa Delmira

O número de bolsas de sangue no Centro de Hematologia e Hemoterapia (Hemocentro) de Mossoró, que chegou ao nível crítico na última semana, começa a melhorar, mas ainda é preocupante. A diminuição das doações se dá, entre outros motivos, em virtude do surto de virose que atinge o município e região, impedindo que potenciais doadores possam praticar o gesto de solidariedade.

Para os que desejam praticar esse ato solidário e se enquadram nos critérios estabelecidos para a doação de sangue, basta se dirigir até a unidade do Hemocentro, ao lado do Hospital Regional Tarcísio Maia, de segunda a sábado, das 7h às 18h.

Entre os critérios de doação, destacam-se: ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos, pesar no mínimo 50kg, ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas, estar alimentado e apresentar documento original com foto emitido por órgão oficial.

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário