14 MAI 2024 | ATUALIZADO 08:32
ESPORTE
Da redação
14/04/2016 05:40
Atualizado
14/12/2018 09:00

Potiguar perde e Mossoró fica sem representação no Campeonato Estadual

Precisando apenas de um empate para conseguir sua classificação, o Potiguar sucumbiu diante do ABC e deu adeus ao Campeonato Estadual e pode perder a vaga na Série D
Carlos Cruz / GloboEsporte.com

A noite desta quarta-feira (13) marcou a despedida do futebol mossoroense no Campeonato Estadual de Futebol em 2016. Com a derrota do potiguar para o ABC pelo placar de 3 x 1, em partida realizada no Estádio Frasqueirão, em Natal, desclassificou o até então líder e invicto no returno. O Baraúnas, já sem chance de classificação, venceu o América por 1 a 0, no Nogueirão.

Confira o lance a lance de Baraúnas x América, no Nogueirão.

A "decisão" entre ABC e Potiguar de Mossoró teve todos os ingredientes para um bom espetáculo e os pouco mais de três mil torcedores que foram ao Estádio Frasqueirão viveram momentos de muita emoção. Mais efetivo, o Mais Querido conseguiu dominar o Time Macho e saiu de campo com a tão almejada classificação à final do segundo turno do Campeonato Potiguar, contra o Alecrim, que goleou o ASSU por 4 a 1.

Com dois gols de Nando e Erivélton, o líder ABC chegou aos 14 pontos, mesma pontuação do vice-líder Alecrim, e terá a vantagem de jogar a grande final, no próximo sábado (16), na Arena das Dunas, pelo empate no tempo normal e na prorrogação. Neste ano, o Periquito venceu todos os jogos do campeonato contra o Alvinegro Natalense.

Com o resultado, o Alvirrubro Mossoroense corre sérios riscos de também perder a vaga na Série D do Campeonato Brasileiro de 2016. Isso aconteceria se o Alecrim conseguir chegar a ser campeão do estadual. Para o Potiguar, basta o ABC ser campeão do segundo turno e a segunda vaga para a quarta divisão do brasileiro ficará assegurada.

O jogo
O ABC mostrou que estava em busca da vaga na final do segundo turno com muita força. Apesar de ter a vantagem do empate, o Potiguar de Mossoró não conseguiu manter a calma em campo e foi pressionado durante toda a partida. Em cobrança de falta ensaiada, a zaga do Potiguar "bateu cabeça" e o zagueiro Gustavo Bastos ficou sozinho, mas o zagueiro Ramon conseguiu o corte e evitou o gol alvinegro.

Em seguida, foi a vez do outro defensor, Léo Fortunato, chegar com muito perigo e mandar a bola na trave do goleiro Santos. Muito acirrado, o jogo teve instantes de confusão e o árbitro Ítalo Medeiros de Azevedo teve trabalho para conter os ânimos.

Na etapa final, o ABC voltou mais ligado e abriu o placar aos cinco minutos. Após jogada de Jones Carioca pela direita, Nando deu um carrinho na bola, Santos ainda fez a defesa, mas a bola entrou bem devagar no fundo da rede e a torcida alvinegra explodiu na arquibancada.

Aos 14 minutos, o segundo gol surgiu em uma rápida jogada no meio-campo, em que Erivélton roubou a bola, tocou para Echeverria e recebeu sozinho dentro da área para ampliar o placar. Com vantagem no placar, o ABC relaxou e viu o zagueiro Gustavo Bastos fazer uma lambança na área e cometer um pênalti sobre João Manoel. O atacante alvirrubro foi para a cobrança e diminuiu o placar para 2 a 1.

Com o gol do Potiguar, a partida ficou ganhou emoção e as duas equipes colocaram mais força nos contra-ataques. Aos 44 minutos, o Time Macho teve a grande oportunidade de empatar o jogo com Gilkley. O meia-atacante, sozinho, chutou em cima do goleiro Vaná.

Na sequência, o ataque abecedista chegou ao ataque com muita velocidade com leozinho, que acabou derrubado na área e com a marcação do pênalti. Na cobrança, Nando fez seu segundo gol na partida e colocou o Mais Querido na decisão do segundo turno do estadual.

Frustração
O sentimento de frustração tomou conta de todo o time do Potiguar de Mossoró após a derrota por 3 a 1 para o ABC. Isso aconteceu porque o resultado tirou o Time Macho da final do returno do Campeonato Potiguar. Então invicta, a equipe era líder até o início da última rodada e só precisava de um empate no Estádio Frasqueirão para garantir a classificação.

"Frustração total por tudo o que a gente fez. Nosso time, tecnicamente, até que era superior, mas nossa última semana foi muito difícil. Tivemos contusões e doenças. Bruno Gaúcho e Anselmo jogaram machucados, então é muito complicado. É frustração. Perdemos a decisão, perdemos o turno, acabou-se", lamentou o técnico Bira Lopes.

Alecrim
O Alecrim está na final do segundo turno do Campeonato Potiguar. Só dependendo das próprias forças para conquistar a classificação, o Verdão goleou o Assu por 4 a 1 na noite desta quarta-feira e vai encarar o ABC na decisão do próximo sábado, na Arena das Dunas.

No Estádio Nazarenão, em Goianinha, o Verdão abriu o placar aos 12 minutos do primeiro tempo, com Doda. Lins, do Assu, e David, do Alecrim ainda foram expulsos antes do intervalo. Renato marcou duas vezes na segunda etapa, transformando a vitória em goleada. Ila conseguiu diminuir para o Assu, mas Galeguinho fez o quarto do Alecrim nos acréscimos.

O Assu, que tinha chances remotas de ir à decisão, termina o segundo turno na sexta posição, com nove pontos.

Globo
No duelo em Ceará-Mirim, o Globo FC atropelou o lanterna Palmeira-RN, que fechou o segundo turno sem pontuar. Foram sete jogos e sete derrotas. A Águia de Ceará-Mirim venceu por 5 a 1 no Estádio Barretão e alcançou a ponta da classificação geral, com 26 pontos. No turno, terminou no quarto lugar, também com 11 pontos. Os gols da vitória foram marcados por Vavá (2), Gravatá, Renatinho Potiguar e Romarinho. Tiago descontou para o Verdão. Vavá ainda desperdiçou uma cobrança de pênalti nos acréscimos, perdendo a chance de fazer um hat-trick.

O Globo conquistou três triunfos em três jogos sob o comando de Luizinho Lopes no estadual. Com a melhor campanha entre os clubes que não estão inseridos no Campeonato Brasileiro - atingiu 26 pontos e superou o Potiguar de Mossoró no saldo de gols -, a Águia assegurou uma das vagas do Rio Grande do Norte para a Série D. Também terá a terceira vaga do estado para a Copa do Brasil, caso sejam mantidos três representantes potiguares. No artigo 15º do regulamento do estadual, diz que "será assegurada à agremiação terceira colocada a vaga remanescente destinada à FNF para a Copa do Brasil 2017, caso exista".

Baraúnas
No Estádio Nogueirão, em Mossoró, o Baraúnas bateu o América-RN por 1 a 0, com gol de Robert, de pênalti, aos 27 minutos do segundo tempo. O Tricolor fechou o returno com 11 pontos, na quinta posição. Campeão do primeiro turno, o Mecão fez campanha pífia, somando apenas cinco pontos, na penúltima colocação. O time rubro agora aguarda o resultado de ABC x Alecrim para conhecer o adversário na decisão do campeonato, nos dias 1º e 8 de maio.

Classificação final

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário