18 SET 2024 | ATUALIZADO 18:23
NACIONAL
Da redação
19/04/2016 06:36
Atualizado
14/12/2018 03:12

PF investiga esquema de fraudes em licitações no Paraná

Operação "Pecúlio" foi deflagrada na manhã desta terça (19), no município de Foz do Iguaçu. Investigações foram iniciadas há dois anos
Divulgação/PF

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta terça-feira (19), a Operação Pecúlio, com o objetivo de desarticular um grupo criminoso responsável por crimes contra a Administração Pública, principalmente por fraudes em processos licitatórios no município de Foz do Iguaçu, no Estado paranaense.  

De acordo com a PF, as investigações foram iniciadas há dois anos, quando ficou constatada a existência de indícios de ingerências de gestores do município, de forma direta e indireta, em empresas contratadas para prestação de serviços e realização de obras junto à Administração Municipal.

Leia mais:

Marido de deputada que votou pelo impeachment é preso pela PF

Para essas obras, foram direcionadas quantias milionárias de recursos públicos federais (PAC e outros), bem como em empresas contratadas para prestar serviços ao Sistema Único de Saúde – SUS.

Os investigados responderão pelos crimes de peculato, corrupção passiva e corrupção ativa, prevaricação, crimes à lei de licitações e organização criminosa. Se condenados os envolvidos podem pegar penas de mais de vinte anos de prisão.

Cerca de 250 policiais federais, 23 servidores da Receita Federal e 14 da CGU cumprem 4 mandados de prisão preventiva, 10 mandados de prisão temporária, 19 conduções coercitivas e 51 mandados de busca e apreensão em residências dos investigados, órgãos públicos e em empresas supostamente ligadas à organização criminosa.

Será realizada entrevista coletiva hoje, às 10h, no auditório da Delegacia de Polícia Federal em Foz do Iguaçu/PR.

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário