04 MAI 2024 | ATUALIZADO 10:43
POLÍTICA
Da redação
13/05/2016 11:25
Atualizado
12/12/2018 14:12

MARCCO demonstra preocupação com retirada de autonomia da CGU

A cada reforma ministerial o órgão de fiscalização de aplicação de recursos federais nos municípios vem sofrendo perda de grande parte de sua autonomia e atribuições, afirma MARCCO.
Reprodução

O Movimento Articulado de Combate à Corrupção do Rio Grande do Norte (MARCCO) emitiu nota de apoio à Controladoria-Geral da União (CGU), nesta sexta-feira (13), em razão dos supostos riscos que o órgão vem sofrendo quanto a cada nova reforma ministerial.

Em nota oficial, o órgão solicitou aos senadores José Agripino, Garibaldi Filho e Fátima Bezerra celeridade da tramitação, no Senado, da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que trata a consolidação da CGU.

O MARCCO solicita ainda ao presidente da república em exercício, Michel Temer, empossado nesta quinta-feira (13), que não tome medidas que enfraqueçam a atuação da Controladoria.

Leia mais:

Temer pede confiança e diz que brasileiros vão colaborar para saída da crise

De acordo com a nota, a atual conjuntura política e econômica requer o fortalecimento dos mecanismos de controle interno, e o MARCCO reconhece o protagonismo que a CGU assumiu, desde a sua criação, na implantação de políticas de prevenção e de combate à corrupção, tendo alcançado marcas como a expulsão de mais de 5.000 servidores públicos federais pela prática de irregularidades diversas.

"A ampliação desses resultados depende da consolidação da CGU como um órgão permanente, de carreira, como preconiza a PEC 45/2009, atualmente em tramitação", informou.

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário