18 MAI 2024 | ATUALIZADO 08:43
MOSSORÓ
Da redação
24/06/2016 07:10
Atualizado
13/12/2018 20:05

Mossoroenses iniciam nesta sexta-feira inscrição no Fies

Para participar da seleção, é preciso ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010 e obtido 450 pontos na média das provas, além de ter tirado nota maior que 0 na redação.
Valéria Lima / MH

O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) abriu sexta-feira (24) prazo para novas inscrições. A estudante de Enfermagem, Rafaela Maia, esperava a liberação do para dar continuidade ao curso. Há dois semestres pagando a graduação com recursos próprios, ela afirma não ter mais condições de fazer o desembolso e vê no programa a única oportunidade de conseguir o almejado diploma.

Sabendo dos possíveis problemas burocráticos e também no sistema de inscrição, ela já assegura que não vai deixar para última hora. “Hoje mesmo faço minha inscrição. Geralmente sabemos do prazo e deixamos para depois. Não quero correr riscos nenhum, quanto antes melhor. Com a inscrição feita é só aguardar a confirmação”, acrescentou ela.

Assim como a estudante Rafaela, os interessados devem fazer a inscrição pelo portal do Fies até o dia 29. Serão oferecidos 75 mil financiamentos. As vagas estão disponíveis para consulta na internet.

Para participar da seleção, é preciso ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010 e obtido 450 pontos na média das provas, além de ter tirado nota maior que 0 na redação. Os candidatos precisam ainda ter renda familiar bruta por pessoa de até três salários mínimos, o que equivale a R$ 2.640.

Os estudantes podem se inscrever apenas para um curso. A opção pode ser alterada até o fim do prazo de inscrição. Uma vez por dia, o Ministério da Educação (MEC) divulga a nota de corte de cada curso, que é a estimativa da nota mínima para ser aprovado com base nas inscrições feitas até o momento. A nota de corte não é calculada em tempo real e não garante a vaga ao estudante.

O resultado será divulgado no próximo dia 30. Aqueles que não forem selecionados serão automaticamente inscritos em lista de espera. As vagas que não forem ocupadas pelos estudantes pré-selecionados serão ofertadas à lista de espera de 4 de julho a 10 de agosto.

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário