08 MAI 2024 | ATUALIZADO 21:07
ESTADO
Da redação
27/06/2016 09:17
Atualizado
12/12/2018 16:50

Filipino é desembarcado em Areia Branca com malária

Paciente foi encaminhado para Natal, onde permanece internado no setor de isolamento para doenças infectocontagiosas do Hospital Giselda Trigueiro.
Valéria Persali / MH

Um homem de 29 anos, natural das Filipinas, desembarcou neste domingo (26) na cidade de Areia Branca apresentando febre, vômito e fortes dores de cabeça. Ele foi diagnosticado com malária, doença infecciosa aguda ou crônica transmitida pelo mosquito Anopheles.

O paciente chegou em uma embarcação africana e foi logo socorrido ao Hospital Municipal da cidade. No mesmo dia, ele foi encaminhado para Natal, onde foi constatada a doença. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SESAP), o paciente se encontra internado no setor de isolamento do Hospital Giselda Trigueiro.

A Capitania dos Portos de Areia Branca informou ao MOSSORÓ HOJE que a embarcação chegou ao porto com 20 tripulantes, mas frisou que não sabia o estado de saúde em que os demais se encontravam.

Procurada, a representante da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) no município também não soube informar, entretanto destacou que todos os companheiros do filipino ainda estão na embarcação.

A expectativa é que nenhum deles tenham contraído a doença, uma vez que não apresentaram sintomas. Técnicos da ANVISA irão vistoriar o barco.

O último caso de malária notificado no Rio Grande do Norte aconteceu em abril deste ano, quando um militar morreu após desembarcar da África, onde estava em missão. O maior número de notificações da malária no estado ocorreu há quase 30 anos, em 1987, com 3 registros.

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário