07 MAI 2024 | ATUALIZADO 11:01
ECONOMIA
Da redação
30/06/2016 09:08
Atualizado
14/12/2018 08:28

Depressão atinge uma em cada 10 pessoas sem emprego

Insegurança quanto ao futuro, dificuldade para administrar as demandas do presente. São muitos os desafios que rondam a mente de uma pessoa sem emprego.
Arquivo/MH

Insegurança quanto ao futuro, dificuldade para administrar as demandas do presente. São muitos os desafios que rondam a mente de uma pessoa sem emprego. Sentimento de revolta frente à vida e de desânimo que muitas vezes podem levar o indivíduo a depressão.

Os números mostram que o próprio posicionamento do indivíduo frente à condição que precisa enfrentar pode fazer a diferença para não entrar no universo perigoso dessa doença que atinge tantas pessoas.

Um estudo divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica que 10,2% dos brasileiros que estavam fora do mercado de trabalho (um em cada dez) sofriam de algum tipo de depressão, de um total de 61,8 milhões de pessoas que não trabalhavam, nem procuravam emprego - em um universo de 93 milhões de empregados no período analisado que contempla o ano de 2103.

Os números mudam quando se analisa os brasileiros em idade ativa desocupados, mas que estavam procurando emprego. Nesse caso o percentual cai para 7,5%. Já entre as pessoas fora do mercado de trabalho (que não trabalhavam, nem procuravam emprego, embora em idade ativa), o total passa a 7,6%, o equivalente a 11,2 milhões. O percentual menor de trabalhadores com depressão foi verificado entre a população ocupada: 6,2%.

O levantamento mostra ainda que desse contingente de pessoas com idade acima de 18 anos e indica 12,6% da população fora do mercado tomavam algum tipo de remédio para dormir.

Os dados fazem parte da Pesquisa Nacional de Saúde 2015 – Indicadores de Saúde e Mercado de Trabalho. O levantamento contabilizava, na época, a existência de cerca de 160 milhões de pessoas integrando a População em Idade Ativa (PIA) do país, em um universo de 200,6 milhões de pessoas, segundo o Censo 2010.

Com informações da Agência Brasil

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário