04 MAI 2024 | ATUALIZADO 18:27
POLÍCIA
Cezar Alves, da Redação
12/07/2016 09:01
Atualizado
14/07/2016 07:43

?Ronda Cidadã é a resposta que o Estado tem?, afirma secretário de Segurança

General Ronaldo Pierre Cavalcanti Lundgren cumpre agenda em Mossoró ao longo desta terça-feira, 12. Ele se reunirá com policiais militares para dar andamento à implantação do "Ronda Cidadã" na cidade.
Josemário Alves / MH

O secretário estadual da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed), o general de exército Ronaldo Pierre Cavalcanti Lundgren, disse que o ‘Ronda Cidadã’ é a resposta do Estado contra a violência que assusta tanto na capital e também no interior do Rio Grande do Norte.

Implantado inicialmente pelo governador Robinson Faria no bairro Mãe Luíza, em Natal, o Ronda Cidadã é a versão potiguar do projeto ‘Polícia de Proximidade’ aplicado pela Polícia Militar nas favelas do Rio de Janeiro, onde Ronaldo Lundgren atuou antes de chegar ao RN.

No caso do Rio de Janeiro, os resultados anunciados pelo governo carioca foram excelentes após as atividades preventivas e reativas junto às comunidades. Consiste basicamente em capacitar os policiais para atuar em várias frentes lado a lado com o cidadão.

(Foto: Josemário Alves / MH)

Segundo o secretário Ronaldo Lundgren, o próximo passo será implantar o Ronda Cidadã em Mossoró. Explicou que este processo é um tanto lento, pois passa essencialmente por um processo de capacitação dos policiais que vão atuar junto às comunidades.

“Acredito que com este programa a gente vai ter muito mais ações preventivas e uma atuação reativa forte no local necessário. É uma forma diferente de policiar”, explica o secretário Ronaldo Lundgren, reconhecendo que o efetivo é pequeno para implantar o projeto.

Em vídeo, o secretário fala sobre os concursos para Bombeiros, Polícia Civil, Polícia Militar e Instituto Técnico-científico de Polícia (ITEP), assim como sobre o trabalho conjunto com a Secretaria de Justiça para reassumir o controle dos presídios do Rio Grande do Norte.

No Rio Grande do Norte, o secretário Ronaldo Lundgren disse que as policias estão trabalhando muito, estão prendendo muito, estão sendo feitos muitas apreensões de armamento, muitas apreensões de drogas no RN.

“Mesmo assim os índices de violência se mantém”, admite o novo secretário, acrescentando que “se imagina que com esta nova forma, que é uma forma gradual, que é uma forma conceitual, que precisa passar por bancos escolares, num determinado momento (curso de capacitação), para que com isto a Ronda Cidadã seja a resposta do estado para violência”.

Em contato com a imprensa, Ronaldo Lundgren destacou medidas que estão adotando junto aos comandos regionais, bem como a corregedoria da Policia Civil, em Natal, para encontrar os problemas que estão atrasando os trabalhos, e buscar soluções pontuais.

No caso da PM, ele explicou que as mudanças de comando dos batalhões já vão permitir a realização de operações coordenadas na região com mais eficiência. No caso da região Oeste, o trabalho terá no comando o tenente coronel PM Humberto Hermógenes Pimenta.

“A Polícia Civil tem uma necessidade de efetivo maior até do que a Polícia Militar e isto levou a estoque de inquéritos que foram abertos e não foram dados prosseguimentos. Ontem mesmo tive reunião com a corregedoria para que eles elaborem um relatório do que é preciso para os delegados ter mais condições de fazer seus trabalhos”, explica.

Lundgren disse que aguarda a implantação de um sistema informatizado de elaboração de inquérito no âmbito das delegacias, que vai permitir que a secretaria consiga providenciar o que precisa para agilizar o trabalho cartorial e investigativo nas delegacias.

(Foto: Cristiano Couceiro / Assessoria)

O secretário Ronaldo Lundgren chegou cedo a Mossoró. Se reuniu com os policiais no auditório da Estação das Artes Eliseu Ventania. Depois com os comandantes no Auditório do II Batalhão de Policia Militar. No horário da tarde, estava previsto reuniões com policiais civis, bombeiros e do ITEP. Conforme o secretário, neste primeiro momento é reconhecer e elogiar os méritos obtidos em grandes eventos como o Mossoró Cidade Junina.

Em vídeo, ele também explicou com está atuando para melhorar o sistema prisional.

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário