28 ABR 2024 | ATUALIZADO 17:14
POLÍTICA
Cezar Alves, da Redação
13/07/2016 21:35
Atualizado
12/12/2018 18:22

Rodrigo Maia, do DEM/RJ, é eleito com 285 votos novo presidente da Câmara

Deputado fluminense foi eleito com 285 votos contra 170 do seu concorrente direto, o deputado Rogério Rosso. O presidente dos trabalhos José Maranhão encerrou a votação logo após da meia noite
Gustavo Lima/Câmara dos Deputados

O deputado Rodrigo Maia, do DEM, do Rio de janeiro, acaba de ser eleito presidente da Câmara dos deputados, com 285 votos contra 170 conquistados pelo seu opositor Rogério Rosso (PSB/DF). O presidente da sessão, deputado José Maranhão, empossou o novo presidente logo após anunciar o resultado final.

Em seu primeiro discurso Rodrigo Maia, de 46 anos, agradeceu, chorando, aos colegas deputados que o ajudaram na eleição e também aos partidos, destacando PSDB, PSB, PPS, PDT, PC do B e o DEM. Mandou cumprimentos também para os líderes dos partidos que o apoiaram no segundo turno.

A grande maioria dos deputados do PT se ausentaram da votoção que elegeu Rodrigo Maia presidente.

Ainda em agradecimento, o deputado Rodrigo Maia, que está em seu quinto mandato, agradeceu a Roberto Freire, Carlos Sampaio, por ter o incentivado a concorrer ao cargo. Agradeceu também ao PC do B, nas figuras de Orlando Silva e Aldo Rebelo. Lembrou também do governador Jarbas Vasconcelos.

Rodrigo Maia, que não é brasileiro (nasceu no Chile e veio morar no Brasil aos três anos) disse que nunca havia sentado na cadeira de presidente da Câmara, apesar de já está na Câmara dos Deputados há cinco mandatos. “Vamos governar a partir de amanhã com simplicidade”, diz.

Falou que os deputados precisam se unir pelo Brasil. Destacou que aguarda as pautas do Governo Federal, mas também lembrou que precisa ouvir a sociedade. Antes de encerrar os trabalhos, Rodrigo Maia agradeceu aos servidores da Câmara por ter ficado trabalhando até tarde e já convocou reunião para às 14h desta quinta-feira, 14.

“O resultado da eleição mostra duas coisas. Sem a esquerda não teria vencido esta eleição. Então temos capacidade sim de diálogo. Se a oposição confiou na nossa candidatura, é porque nós temos capacidade de diálogo. Queremos trabalhar em conjunto com os partidos de esquerda para colaborar com o governo Michel Temer em prol do Brasil”, diz Maia.

Rodrigo Maia, em contato com a imprensa, disse que que vai votar na reforma política. Disse que o atual modelo está falido. Sobre o processo de cassação do deputado Eduardo Cunha, disse que o processo vai correr sem nenhum tipo de manobra, nem a favor e nem contra. Disse que vai colocar o processo em votação com o coro elevato. Explica que se colocar com 300 deputados presentes, corre risco de dizer que ele beneficiou ou prejudicou o Cunha.

Disse que a vitória dele para presidente da Câmara é a união de vários partidos. Rodrigo Maia vai ficar no cargo até fevereiro de 2017.

Vaga aberta

A vaga foi aberta com a renúncia do deputado afastado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) da presidência. No caso, Cunha está sendo acusado de uma série de crimes que teriam sido praticados ao longo do seu período como deputado. Para o novo presidente, Rodrigo Maia disse que foi o melhor presidente que a Câmara teve.

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário