08 MAI 2024 | ATUALIZADO 08:11
MOSSORÓ
Da Assecom / Ufersa
29/04/2015 09:04
Atualizado
12/12/2018 20:34

Estudantes da Ufersa desenvolvem protótipos para deficientes visuais

O protótipo tem como finalidade auxiliar na alfabetização de pessoas com deficiência visual, através da leitura táctil em Brailler.
Eduardo Mendonça / Assecom

Alunos dos cursos de Ciência da Computação e do Bacharelado em Ciência e Tecnologia da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, em Mossoró, integrantes do Grupo de Pesquisa Estudos com Arduino em Tecnologia da Informação – Grapeti –, estão desenvolvendo protótipos voltados para inclusão da pessoa com deficiência visual.

O grupo tem a coordenação dos professores Leonardo Casillo, Daniele Casillo e Leandro Silva.

“Estamos desenvolvendo pesquisas que podem virar produtos para beneficiar a população e melhorar a inclusão desse segmento na sociedade”, afirma a professora Daniele Casillo, que também coordena o projeto Metrópole Digital na Ufersa.

Um dos projetos em execução é o desenvolvimento de uma célula Brailler de baixo custo usando Arduino.

O protótipo tem como finalidade auxiliar na alfabetização de pessoas com deficiência visual, através da leitura táctil em Brailler.

Através do Hardware proposto o texto é disponibilizado em cartão de memória, o microcomputador recebe os dados, interpreta e enviam os comandos a célula Braille e, através de um tempo pré-programado, o usuário faz a leitura letra a letra em alto relevo podendo formar palavras e frases.

“Os primeiros testes realizados comprovam a leitura fiel do sistema Brailler comprovando que o protótipo da célula Brailler assiste aos deficientes visuais adequadamente”, adianta o professor Leonardo Casillo.

O projeto já rendeu artigo científico apresentado no Congresso Brasileiro de Automática.

Além do projeto da Célula Brailler, o Grapeti trabalha no aperfeiçoamento de outros dois protótipos. Um para substituir a bengala, com a criação de um instrumento eletrônico (sensor), a ser aderido na vestimenta. E outro equipamento eletrônico para facilitar a aprendizagem de música por pessoas com deficiências físicas.

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