A sensação agora em Natal é de “salve-se quem puder”. Os ataques em diversos pontos da cidade, incluindo incêndios a ônibus e assaltos, são ordens de facções criminosas ligadas a detentos do Presídio de Alcaçuz.
Parece ser a continuação da última, e das muitas, rebeliões que vêm acontecendo. É fácil ouvir “eu avisei” de alguém que acompanha a situação de perto. A situação é grave e mostra aberta a ferida no sistema prisional do Estado.
A crise já atingiu o Secretário de Estado de Justiça e Cidadania, Zaidem Heronildes, exonerado no Diário Oficial de hoje.
O Governador Robinson Faria deixou solenidade de comemoração do aniversário de Mossoró, no Teatro Dix-Huit Rosado, e saiu às pressas para conversar com o Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, por telefone.
Foi decretado estado de calamidade pública na segurança do Estado.
Veja mais detalhes aqui.
Justiça e Cidadania em crise
A exoneração de Zaiden Heronildes da Pasta de Justiça e Cidadania do Estado foi comunicada pelo Governador Robinson Faria aos seus padrinhos políticos, Betinho e Beto Rosado, no último fim de semana. De acordo com o Deputado Federal, Beto Rosado (PP), o governador aguarda a indicação de outro nome do grupo.
Agenda em Mossoró
A crise prisional que explodiu em Natal alterou a agenda do governador Robinson Faria em Mossoró. Ele cancelou todos os compromissos que tinha marcado para a noite de hoje e amanhã. Além de solenidades, o gestor teria providências a tomar pelo município. Que o digam os novos diretores do Hospital Regional Tarciscio Maia e do Hospital da Mulher. É grave.
Menos propaganda
A redução de orçamento para a propaganda mostra um pouco de sensatez do Governo do RN. Em outros lugares e poderes, é comum ver o setor de publicidade e eventos engordando o cofre, enquanto necessidades básicas sofrem baixa. A notícia é de que a redução para o setor de propaganda do Governo deve ser de R$ 25 milhões para R$ 17 milhões.
Só quando dói o próprio calo
Gostaria de ter visto protestos semelhantes ao do último fim de semana com todas as classes da sociedade reivindicando a volta das cirurgias eletivas nos hospitais públicos, atendimentos mais dignos, ou qualquer outra carência, mesmo que não atingisse diretamente os manifestantes. Pela coletividade.
Pacote contra a corrupção
O Pacote Anti Corrupção será lançado pela Presidente Dilma Rousseff esta semana. O Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, explica à Folha de São Paulo, que ele vai punir os corruptos mais rapidamente, agilizar processos contra desvios de recursos públicos e criminalizar servidores que enriqueçam ilicitamente. Haja processo para ser agilizado e servidores para serem investigados.
Impeachment
O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB), afirma que vai arquivar todos os pedidos de impeachment que chegarem à Câmara Federal. Para ele, "não é a solução". Saiu na Coluna Política em Foco, de Anna Ruth Dantas.