18 MAI 2024 | ATUALIZADO 13:39
SAÚDE
Da redação
02/05/2015 06:33
Atualizado
14/12/2018 06:04

Prefeitura tem 4 meses para elaborar plano de saneamento básico em Ipanguaçu

A recomendação é do MPRN e prevê que o documento que seja elaborado conforme previsto em lei.
Valéria Lima

A Prefeitura de Ipanguaçu deverá proceder à elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico. A recomendação do Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), Comarca de Ipanguaçu definiu um prazo máximo de quatro meses para que o plano seja elaborado conforme a Lei nº11.445/67.

Para a elaboração, o município deve instaurar, no prazo de 30 dias a contar da data da recomendação, um Comitê de Coordenação, com a atribuição de funcionar como instância deliberativa, formalmente institucionalizada, responsável pela condução da elaboração do Plano e constituída por representantes com função dirigente das instituições do Poder Público Municipal relacionadas ao saneamento básico, bem como por representantes das organizações da sociedade civil.

O MPRN recomenda ainda a instauração de um Comitê Executivo, com a atribuição de funcionar como instância responsável pela operacionalização do processo de elaboração do Plano, que deve incluir técnicos dos órgãos municipais de saneamento básico e afins ao tema, contando, preferencialmente, com a participação ou o acompanhamento de representantes dos Conselhos, dos prestadores de serviços e organizações da Sociedade Civil.

Caso haja descumprimento da recomendação, serão tomadas as medidas judiciais cabíveis.

O saneamento básico é composto pelos serviços, infraestrutura e instalações operacionais de: abastecimento de água potável; esgotamento sanitário; limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos; e drenagem e manejo das águas pluviais urbanas. A elaboração do Plano deve conter, no mínimo: diagnóstico da atual situação; objetivos e metas de curto, médio e longo prazo para universalização do serviço; ações para emergências e contingência; e mecanismos de controle.

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário