28 SET 2024 | ATUALIZADO 13:13
Will Vicente
06/05/2015 20:34
Atualizado
13/12/2018 16:39

Aeroporto de Mossoró: mais um ?complexo? da cidade

Novas promessas para a retomada dos vôos em Mossoró completam quatro anos

Aeroporto Dix-Sept RosadoMais uma promessa de reativação do Aeroporto Dix-Sept Rosado para vôos comerciais. A nova previsão, dada pelo secretário estadual de Turismo, Ruy Pereira Gaspar, é para o próximo mês.

O aeroporto de Mossoró sofre com as constantes promessas de reativações desde 2011, época em que também começaram as promessas de conclusão das obras do Complexo Viário da Abolição, iniciadas em 2009.

Além da promessa estadual, o ministro chefe da Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República, Eliseu Padilha, também prometeu resolver o problema aeroportuário de Mossoró.

Ele falou sobre o assunto hoje, em audiência pública conjunta promovida no Senado pelas comissões de Serviços de Infraestrutura (CI) e de Desenvolvimento Regional (CDR).

Na audiência, foi confirmada a construção de dois aeroportos regionais no RN - um em Mossoró e outro em Caicó -, de um total de 270 no Brasil, no prazo de 4 anos.

E de promessa em promessa, segue a política potiguar, assim como a brasileira.

Regimento Interno

A Câmara Municipal de Mossoró - CMM - começa a pensar na revisão e alteração do Regimento Interno da Casa. Além de desatualizado, é frequentemente desrespeitado pelos vereadores - desrespeito que tem sido motivo de algumas das brigas durante as sessões, na disputa por espaços para o uso da palavra.

Lei Orgânica

Vale lembrar que a alteração da Lei Orgânica do Município começou a ser trabalhada no ano passado, durante a gestão de Francisco Carlos na presidência da CMM, mas foi estacionada. Foram realizadas reuniões sistemáticas para a discussão das principais mudanças, convocados advogados e estudantes para a orientação, mas até agora, nada mudou, e o projeto foi esquecido.

Filas com novo endereço

O DETRAN de Mossoró mudou de endereço, e os problemas também. A nova estrutura física não cessou as enormes filas durante a manhã no orgão. O diretor da 1ª CIRETRAN, Nogueira de Dodoca, informa que, para evitar os tumultos, o atendimento de alguns serviços pode ser procurado durante a tarde, período em que o movimento é pequeno na unidade.

Ausência

A Secretaria de Trânsito precisar dar uma olhada com mais atenção no Centro de Mossoró. Não é de hoje. Os arredores do Mercado Central e da Catedral são pontos críticos, onde os motoristas tumultuam as vias com descaso às regras e aos demais motoristas e pedestres, sem nenhuma medida disciplinar. A situação é feia.

Juiz Herval contra a PEC da Bengala

A aprovação da PEC da Bengala - que aumenta de 70 para 75 anos a idade para aposentadoria compulsória dos ministros dos tribunais superiores -, ontem, na Câmara Federal, foi classificada como uma manobra pelo juiz Herval Sampaio Jr, em entrevista ao programa Cenário Político da TCM. Segundo o juiz, que é contra a PEC, o presidente Eduardo Cunha aproveitou um momento em que a bancada governista havia se retirado do plenário, para discussão de outra pauta que já estava em votação, e convocou uma sessão extraordinária para aprovar a PEC.

Manobras também na Reforma Política

“Por que eu tô falando dessa manobra? Porque vai ser feita assim [a Reforma Política]. Escute o que eu tô te dizendo, depois você me chama… Pra Reforma Política, vai sair uma manobra semelhante à que houve ontem, porque é só assim que se mantém um sistema que não tem argumentos”, enfatizou o juiz Herval, desafiando os defensores do sistema de financiamento privado de campanhas eleitorais a apresentar um argumento que justificasse a participação de empresas nas eleições com supostas doações, classificadas pelo magistrado como “empréstimos a juros altíssimos”.

Cunha na mira da Lava Jato

O STF autorizou a apreensão de registros do sistema de informática da Câmara Federal. A motivação da diligência, realizada pela Polícia Federal, a pedido da Procuradoria Geral da República, era evitar que provas contra o presidente da Câmara, Eduardo Cunha, fossem destruídas. Cunha é investigado em supostos casos de corrupção e lavagem de dinheiro descobertos a partir das operações da Lava Jato.

Novos tempos obscuros

Em outros tempos, a oposição já teria pedido a cabeça do presidente Eduardo Cunha, como já aconteceu com outros presidentes das casas legislativas acusados de desvios éticos, como Jader Barbalho, Antônio Carlos Magalhães, Severino Cavalcanti e Renan Calheiros. Mas Cunha parece estar agradando aos partidos de oposição, e alguns da situação, com sua agenda conservadora e postura anti governo.

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário