A Prefeitura avalia como positivo o desfecho da questão com os guardas alunos do município. Serão nomeados, em versão extra do Jornal Oficial do Município, 45 guardas alunos.
“Não era o que pretendíamos, mas com essa convocação aumentamos o efetivo da guarda municipal para quase o dobro desde que começamos a gestão”, avalia o prefeito Francisco José Junior.
Com o prazo quase esgotado - a validade do concurso vence no dia 20 desse mês - o gestor de Mossoró tornou viável a contratação de parte desse pessoal acatando uma sugestão feita por eles mesmos na semana passada, quando não conseguiram se reunir com o prefeito para tratar do assunto: a substituição do pagamento de Diárias Operacionais pela contratação para suprir a escala.
Não fosse assim, talvez nem os 45 haveriam sido contratados, já que, segundo Francisco José Junior, o município continua no limite prudencial - apesar de ter reduzido despesas desde a última auditoria, as receitas também caíram.
Na mesma reunião, após ouvir o desabafo de um representante dos mais de 50 guardas alunos que ficaram de fora, o Prefeito disse que “como ser humano sente por eles, mas não tinha bola de cristal para saber (quando prometeu a contratação dos 96) que a crise iria dificultar tanto as coisas na gestão”.
Agentes de endemias
Já a convocação dos agentes de endemias vai ser discutida amanhã entre o prefeito e a categoria. A avaliar pelo que foi dito hoje sobre as contas, limite prudencial e possibilidades de aumentar os gastos, parece que o desfecho não será positivo aos agentes.
Novos leitos para o HRTM
O Hospital Regional Tarcísio Maia vai ganhar 37 novos leitos. Quem trouxe a notícia foi o diretor geral do HRTM, Jarbas Mariano, no programa Cenário Político, da TV Cabo Mossoró. O odontólogo admitiu que o maior gargalo hoje, na unidade, é a falta de leitos, e acrescentou que o governador Robinson Faria, em reunião realizada na última quinta-feira (07) descartou a possibilidade de continuidade da reforma - orçada em R$ 4 milhões - neste momento. Mas apoiou e vai viabilizar a construção dos novos leitos, que é uma parte do projeto da reforma. Segundo o diretor, após o processo licitatório, os leitos devem estar prontos em três meses.
Às baratas
A população tenta entender o que acontece no Centro de Integração Diran Ramos do Amaral. A nova sede da Central do Cidadão e do DETRAN nem parece mais tão nova assim. Pouco mais de seis meses depois de inaugurada, a rodoviária de Mossoró já tem banheiros quebrados e entupidos, problemas de iluminação e o matagal tomando de conta do estacionamento. Não adianta reformar se não houver manutenção.
O Cravo e a Rosa
Será que a aproximação de Rosalba Ciarlini - e seu marido Carlos Augusto - com o Ministro Henrique Alves é só questão de trabalhar pela sua elegibilidade no TSE? Parece que trabalhar o PMDB de Mossoró também está na pauta.
Câmara Cultural
De um vereador da oposição, sobre o sucesso da Câmara Cultural no Memorial da Resistência, realizada na última sexta-feira (11): “Jório Nogueira marcou um gol. Conseguiu, com o apoio da Prefeitura, realizar no corredor cultural o que a Prefeitura não conseguiu desde o começo do ano”.
Faca de dois gumes
Enquanto Dilma evita alcance de rede nacional aberta de televisão, para evitar maior desgaste, a oposição - e mais especificamente o PSDB - usa todo o espaço que tem e alcança a população com os ataques à presidente e sua gestão.
Contra a Lava-Jato
Esta semana, os deputados federais vão apresentar emenda que deve impedir recondução ao cargo de Procurador-Geral da República. Um dos atuais ocupantes do cargo, Rodrigo Janot, é responsável por inquéritos da Operação Lava Jato. Para os deputados do bloco liderado pelo PMDB, e formado também pelos PP, PTB, PSC, PHS e PEN, é só questão de evitar procuradores “viciados” e “permitir a oxigenação” no MPU. Então tá.