O Hospital Pediátrico Maria Alice Fernandes, em Natal, fechou a unidade de tratamento intensivo, temporariamente. O motivo foi a falta de médicos pediatras para completar a escala de plantões.
A unidade estava sem receber novos pacientes há alguns dias e, nesta quarta-feira (27), transferiu os últimos quatro pacientes para o Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, também em Natal.
De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SESAP), o hospital deverá retomar os serviços da UTI na próxima semana, quando se inicia o novo mês. Entretanto, para Geraldo Ferreira, presidente do Sindicato dos Médicos do RN (SINMED), a situação deve se agravar ainda mais em agosto devido às férias de alguns profissionais.
Ao MOSSORÓ HOJE, Geraldo criticou o fechamento da UTI e disse que a SESAP não tinha competência administrativa.
“É uma situação muito complicada. Há uma falta completa de gerenciamento da secretaria, não sei se é por falta de dinheiro ou por falta de competência. O fato é que a secretaria está colocando a saúde do estado de cabeça para baixo”, destacou.
Em nota, a SESAP destaca que medidas estão sendo adotadas para solucionar a falta de profissionais, como a contratação de médicos em outros estados na tentativa de completar a escala de plantões.