Conheça a trajetória do nadador natalense representante potiguar no Rio 2016
Marcos Macedo, que acumula títulos pelo mundo, competirá nos 100m borboleta, na próxima quinta-feira, 11
Começou nessa sexta-feira, 5, e vai até o dia 21, a maior competição esportiva do mundo e que pela primeira vez na história acontece na América Latina. Com o início dos Jogos Olímpicos, é inevitável analisar o desenvolvimento do esporte na região e não é difícil chegar a uma conclusão lógica após constatar que dos 465 atletas inscritos para os jogos, somente um é potiguar.
O nadador natalense Marcos Macedo, de 25 anos, é o único norte-rio-grandense que conseguiu índice olímpico e irá competir nos 100m borboleta. Sua participação se dará na próxima quinta-feira, 11, onde disputará à fase de classificação e em caso de resultado positivo, Macedo voltará às piscinas na sexta-feira, 12, às 22h10.
O potiguar, que treina e representa o Minas Tênis Clube e tem como maiores ídolos os também nadadores Gustavo Borges e Michael Phelps, foi campeão Mundial de Doha, em 2014, na modalidade 4x100m medley, vice-campeão (4x100m livre) na Universíade, em 2011, campeão sul-americano na modalidade 100m borboleta e 4x100m medley, também em 2014 e 3° colocado (4x100m livre) no mundial junior de 2008.
Marcos Macedo, que estuda Medicina, começou a nadar por indicação médica para tratar de problemas respiratórios. Praticante de outros esportes, ele caiu na piscina para curar uma asma crônica e, aos 12 anos, após os bons resultados em seu tratamento, decidiu se dedicar exclusivamente à natação. Com apenas quatro anos de treinamento conseguiu sua primeira premiação em competições internacionais.
“Consegui realizar parte de meu sonho que foi chegar a uma Olimpíada e dentro do meu país. Quando comecei a nadar, era apenas para me curar de um problema respiratório, mas a paixão pelo esporte cresceu e hoje posso representar meu estado e meu país. A segunda parte de meu sonho é chegar à final dos jogos e entrar na piscina olímpica no dia 12”, comentou Macedo.
Jogos Paralímpicos
Já nos Jogos Paralímpicos, o Rio Grande do Norte estará muito bem representado. São 11 atletas, divididos em cinco modalidades, um técnico no Halterofilismo, três árbitros no tênis de mesa, esses todos mossoroenses, e nove membros da equipe médica do Comitê Paralímpico Brasileiro.
O destaque é para a Natação, onde quatro natalenses conseguiram atingir o índice para disputar os jogos, e que conta com a presença do multicampeão Clodoaldo Silva. Em seguida, vem o Judô com três atletas, o Atletismo com outros dois competidores, e o Halterofilismo e Triatlo com uma atleta.
Os Jogos Paralímpicos acontecem nas mesmas instalações dos Jogos Olímpicos, entre os dias 7 e 18 de setembro e terão disputas em 23 modalidades esportivas.