A propaganda eleitoral, iniciada nesta terça-feira, 16, trouxe algumas restrições para candidatos e também para os próprios eleitores, mas uma das ferramentas de divulgação mais tradicionais continua em atuação sem alterações: os carros de som, com mensagens dos postulantes, que podem circular pelas ruas da cidade das 8h às 22h.
“Esse horário vale para qualquer dia da semana, de domingo a domingo. Em movimentações como carreatas, passeatas, o horário também é somente até as 22h. Depois disso, só é permitido o som mediante os discursos em comício, que podem se prolongar até a 0h, em qualquer dia da semana”, detalha Luiz Sérgio Monte, chefe de cartório da 33ª zona eleitoral.
Quem for flagrado desrespeitando o horário determinado pela legislação está sujeito a penalidades. “Geralmente a gente faz primeiro uma advertência, amigavelmente contorna a situação. Em caso de reincidência o proprietário já fica sujeito à apreensão e condução do veículo para um pátio da Polícia Militar, de onde só resgata o automóvel com o firmamento de termo de compromisso. Há ainda possibilidade de imposição de multa ao candidato”, conclui Luiz Sérgio.
LEIA MAIS:
Recursos dos registros de candidaturas devem ser julgados em segunda instância até 12 de setembro
Uso de cavaletes e pintura em muros estão proibidos durante a campanha; confira outras mudanças