26 DEZ 2024 | ATUALIZADO 22:10
ESTADO
Da redação
02/09/2016 07:01
Atualizado
13/12/2018 19:06

Prefeitos buscam aumento dos repasses para a merenda escolar no RN

Segundo a FEMURN, cada estudante recebe apenas R$ 0,50 por dia do Governo Federal. O valor restante da refeição é pago pelas prefeituras.
Reprodução
Devido à falta de recursos, os prefeitos do Rio Grande do Norte buscam aumentar o repasse que é feito pelo Governo Federal para a manutenção da merenda escolar no Estado. A reivindicação será discutida na próxima segunda-feira (05), com o Ministro da Educação Mendonça Filho.

A reunião acontecerá pela manhã na Escola de Governo, em Natal. Os gestores vão levar ainda outras demandas sobre convênios, projetos e programas de governo junto ao ministro e discutir propostas.

De acordo com o presidente da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte – FEMURN, Ivan Júnior, a principal demanda é o repasse do Fundo Nacional de Desenvolvimento à Educação (FNDE) para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae).

O programa, criado em 1955, atualmente repassa apenas R$ 0,50 por aluno para a merenda escolar. O valor restante da refeição é pago pelas prefeituras.

Sem recursos, os prefeitos querem ampliar o repasse.

“A necessidade de diálogo dos gestores é importante. Precisamos conversar com os governantes, mostrar as nossas demandas e firmar parcerias, para o bem dos municípios”, destacou Ivan Júnior.

Além da merenda escolar, também estão na pauta da reunião o apoio para a adesão do programa Caminho da Escola – programa de renovação da frota de veículos escolares – e ações que fortaleçam os programas do livro didático e da biblioteca na escola.

A vinda do ministro Mendonça Filho ao RN foi um convite da FEMURN, em conjunto com o deputado Felipe Maia (DEM), para discutir e resolver problemáticas referentes à educação pública.

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário