14 MAI 2024 | ATUALIZADO 18:45
POLÍTICA
Da redação
13/09/2016 07:09
Atualizado
13/12/2018 05:01

Rosalba se descontrola e parte para o ataque em encontro promovido por universidades

Candidata do PP à Prefeitura de Mossoró ameaçou revelar “coisas” que sabe sobre Tião Couto, após empresário relembrar passagem de Rosalba pelo Governo do Estado. ASSISTA VÍDEO
Josemário Alves/Arquivo MH
O clima esquentou no final do encontro dos candidatos a prefeito promovido na manhã desta terça, 13, pelas Universidades do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Federal Rural do Semiárido (Ufersa) e Instituto Federal de Ciência, Educação e Tecnologia (IFRN). Rosalba Ciarlini (PP) ameaçou revelar "coisas" que sabe sobre Tião Couto (PSDB), após o empresário relembrar a passagem da candidata pelo Governo do Estado.

O descontrole de Rosalba teve início logo após Tião, ao utilizar o seu tempo para fazer as considerações sobre os temas abordados no Seminário, afirmar que os problemas enfrentados hoje em Mossoró em áreas como saúde e segurança são reflexos da falta de ações tomadas no passado.

"É sempre bom olhar um pouquinho para o passado. Não adianta só apontar para o que está acontecendo hoje.  Sabemos que a segurança está um caos, passamos de 160 mortes violentas, é um problema sério, mas sabemos também é uma obrigação do Governo do Estado, que em outras gestões não foram feitas (ações), nem o dinheiro que veio, mais de 14 milhões, não foi aplicado, por isso que as coisas acontecem hoje", disparou Tião, relembrando que no Governo de Rosalba recursos foram devolvidos à União por falta de projetos na área de segurança pública.

Tião também respondeu a uma crítica feita por Rosalba anteriormente. A ex-governadora havia dito que um dos problemas que agravam a poluição do Rio Mossoró é o despejo de dejetos não tratados, por "estabelecimentos como restaurantes", em uma clara referência a um processo em que o complexo gastronômico do empresário foi alvo de investigações por lançar dejetos no Rio. O restaurante chegou a ter sua atividade suspensa depois de uma fiscalização de órgãos de defesa do meio ambiente.

"Sanear a cidade ajuda a revitalizar o nosso rio, com isso precisamos associar também à educação ambiental, para que todos saibam que não é possível nascer na beira do rio, conhecer o rio, e na fase adulta ainda está jogando dejetos não tratados no nosso rio, como acontece com alguns estabelecimentos, inclusive restaurantes da nossa cidade", afirmou Rosalba.

No final do encontro, Rosalba foi até onde Tião estava e pediu respeito. O empresário então citou a fala da candidata sobre o Rio Mossoró. "Mas eu não citei nome de ninguém. Mas se tu quiser eu tenho mais coisas, se você quiser eu tenho mais", ameaçou Rosalba. Ao fundo é possível ouvir alguém comentar: "Descontrolada". VEJA VÍDEO:
 

 
Francisco relembra parcerias com instituições

No Seminário idealizado pelo Fórum das Instituições de Ensino Superior Públicas do Rio Grande do Norte, cada um dos cinco candidatos a prefeito teve cerca de oito minutos para fazer suas considerações sobre os temas abordados (Saúde; Educação, Esporte, Cultura e Lazer; Desenvolvimento Econômico e Políticas Públicas; Segurança Pública e Mobilidade; Meio Ambiente e Sustentabilidade; Infraestrutura Urbana e Habitação; Orçamento e Gestão e Inclusão Digital e Cidades Inteligentes).

O prefeito e candidato à reeleição Francisco (PSD) destacou as parcerias que firmou com as universidades e pontuou também ações realizadas nas áreas citadas. "Nossa gestão foi a que mais fez parcerias com as universidades. Com a Uern, por exemplo, temos a residência multiprofissional, fortalecendo a rede de atenção básica, abrimos o SVO, temos a qualificação de diversos profissionais do município a partir de professores da instituição de ensino superior. Com a Ufersa, temos parceria em relação à robótica, abastecimento de água. Avançamos muito nesse diálogo e vamos avançar ainda mais", frisou.

Os candidatos Gutemberg Dias (PCdoB) e Josué Moreira (PSDC) também participaram do encontro e apresentaram propostas para as áreas discutidas. O professor Josué, por exemplo, ressaltou que pretende, caso eleito, construir duas novas UPAs na cidade um Hospital Municipal. Gutemberg falou, entre outros pontos, sobre a descentralização administrativa, criando subcentros da Prefeitura pelos bairros da cidade.
 
 

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário