10 NOV 2024 | ATUALIZADO 07:51
NACIONAL
Da redação
20/09/2016 13:07
Atualizado
12/12/2018 16:22

Sérgio Moro aceita denúncia do MPF e Lula vira réu na Lava Jato

De acordo com o MPF, Lula praticou crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro, cujas penas, somadas, podem chegar a 32 anos e seis meses de prisão.
Agência Brasil
O juiz Sérgio Moro aceitou a denúncia apresentada no último dia 14 pelo Ministério Público Federal (MPF) contra Lula. Com isso, o ex-presidente se torna réu na Operação Lava Jato.

De acordo com o MPF, Lula praticou crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro, cujas penas, somadas, podem chegar a 32 anos e seis meses de prisão.  Além do ex-presidente, também se tornarão réus a mulher dele, Marisa Letícia da Silva, e outras seis pessoas.

Segundo os procuradores, Lula recebeu vantagens indevidas das empresas envolvidas no esquema de corrupção da Petrobras, como a compra de um apartamento tríplex em Guarujá, no litoral paulista, a reforma e decoração do imóvel, além de contratos milionários para armazenamento de bens pessoais. Essas vantagens, somadas, totalizariam mais de R$ 3,7 milhões.

Após a divulgação da denúncia, os advogados de Lula afirmaram que as acusações fazem parte de um “deplorável espetáculo de verborragia da manifestação da força tarefa da Lava Jato”.

"O MPF elegeu Lula como maestro de uma organização criminosa, mas esqueceu do principal: a apresentação de provas dos crimes imputados. “Quem tinha poder?” Resposta: Lula. Logo, era o “comandante máximo” da “propinocracia” brasileira. Um novo país nasceu hoje sob a batuta de Deltan Dallagnol e, neste país, ser amigo e ter aliados políticos é crime", argumentou a defesa.

Também foram denunciados pelo MPF o presidente do Instituto Lula, Paulo Okamotto, e o ex-presidente da OAS Léo Pinheiro, além de Agenor Franklin Magalhães Medeiros, Paulo Roberto Valente Gordilho, Fábio Hori Yonamine e Roberto Moreira Ferreira, todos ligadas à empreiteira.

Com informações da Agência Brasil
 
 

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário