02 NOV 2024 | ATUALIZADO 18:28
SAÚDE
Da redação
04/10/2016 06:41
Atualizado
13/12/2018 06:24

Outubro Rosa visa a prevenção da doença que mais cresce entre as mulheres

Segundo as pesquisas do INCA, câncer de mama é o que mais afeta as mulheres do Brasil e do mundo, após o câncer de pele. Ele representa cerca de 25% dos novos casos a cada ano.
Divulgação
O mês de outubro é dedicado à conscientização e prevenção do câncer de mama. Segundo apontam as pesquisas do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), este é o tipo de câncer que mais afeta as mulheres do Brasil e do mundo, após o de pele. O câncer de mama representa cerca de 25% dos novos casos a cada ano.

Em virtude dos números alarmantes, a campanha que traz como tema “Câncer de mama: vamos falar sobre isso?” tem como objetivo fortalecer as recomendações para o diagnóstico precoce e rastreamento de câncer de mama indicadas pelo Ministério da Saúde, desmistificando crenças em relação à doença e às formas de redução de risco e de detecção precoce.

Os eixos da campanha são: divulgar informações gerais sobre câncer de mama, promover o conhecimento e estimular a postura de atenção das mulheres em relação às suas mamas e à necessidade de investigação oportuna das alterações suspeitas (Estratégia de Conscientização), e informar sobre as recomendações nacionais para o rastreamento e os benefícios e os riscos da mamografia de rotina, possibilitando que a mulher tenha mais segurança para decidir sobre a realização do exame.

Em Mossoró, o trabalho nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) terá início no dia 10, com o movimento Rosazul, o objetivo é alertar homens para prevenção ao câncer de próstata e as mulheres ao câncer de mama.

O movimento segue até o mês de novembro com palestras, atividades educativas e orientações sobre a importância dos exames preventivos regularmente.

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário