O cartunista Rodrigo Serra, o “Brum”, foi o vencedor da 38ª Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos, na categoria Artes (ilustrações, charges, cartuns, caricaturas e quadrinhos).
Brum anunciou o resultado da premiação por meio de seu Facebook. ”GANHEEEEEEEEEEEIIIIIIIII!!!! Gente, acabei de ser o CAMPEÃO do Prêmio Vladimir Herzog deste ano, com a charge monstro. Tô me tremendo todinho. Ela foi uma das três que obtiveram nota máxima pelo juri, junto com outras duas feras...”, postou.
A charge vencedora foi publicada no Jornal Tribuna do Norte, e retrata, de forma impactante, a cultura do estupro. O prêmio Vladimir Herzog foi criado em 1978, por meio de resolução do Congresso Brasileiro de Anistia.
A iniciativa tem como objetivo homenagear e premiar, anualmente, jornalistas que, por meio de seu trabalho, contribuem para a promoção dos Direitos Humanos e da Democracia, e se destacam na defesa desses valores fundamentais.
Recentemente,
o cartunista Brum também já havia sido vencedor do 32º Prêmio Angelo Agostini, uma das mais tradicionais premiações de arte sequencial do país.
Brun é Carioca, publicitário por formação e desenhista por vocação. Com especialidade em direção de arte e redação, Brum trabalhou em diversas agências como diretor de arte e adotou o Rio Grande do Norte como terra inspiradora para atuar como cartunista.