28 ABR 2024 | ATUALIZADO 14:28
MOSSORÓ
Da redação
17/10/2016 07:12
Atualizado
13/12/2018 17:32

Umidade do ar em Mossoró é comparada a registrada em desertos, afirma especialista

A temperatura em Mossoró medida às 14h passa dos 36°. Já a umidade do ar está em 20%. “Estamos na época de mais calor e mais secura do ar", comenta José Espínola.
Ilustração
Chegou a época mais quente do ano. Por isso, o calor excessivo sentido pelos mossoroenses nos últimos dias. Desde o dia 3 de setembro teve início a primavera, estação de calor.

Segundo o professor de meteorologia da Universidade Federal do Semi-Árido (UFERSA), José Espínola Sobrinho, a temperatura em Mossoró medida às 14h na Estação de Meteorologia passa dos 36°. “Estamos na época de mais calor e mais secura do ar”, comenta.

De acordo com o especialista, a umidade relativa do ar em Mossoró está em 20%, o que é considerada muito baixa. Podendo ser comparada aos números encontrados nos desertos. “A umidade do ar nos desertos é de 15% em média, estamos aqui um pouco acima deste número”, explica José Espínola.

Nesse período de calor extremo é comum também grandes ventos, e como o solo está seco a poeira se torna ainda mais presente no dia a dia da população. José Espínola dá algumas dicas para prevenir os problemas respiratórios:

*Umidificar o ar, com panos molhados, recipientes com água na frente do ventilador.
*Evitar se expor ao sol nos horários mais quentes, das 10h até as 16h.
*Ingerir muita água.

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário