21 SET 2024 | ATUALIZADO 18:26
ESTADO
Da redação
01/11/2016 06:28
Atualizado
12/12/2018 23:03

Em defesa da UERN: as perguntas de Luziária Machado

É sério que diante de tantos escândalos de corrupção, em época de Lava Jato, querem culpar as universidades pela bagunça que tomou conta desse pais?
Se existe algo que me deixa revoltada é ouvir que a UERN é um peso para o Estado do Rio Grande do Norte. Pelo amor de Deus! Será que os doutores da lei ainda não entenderam que se esse país está do jeito que está, é por causa do investimento em educação, que a cada ano diminui?

Essa história de privatizar Universidade pública é antiga, e a sociedade sempre se colocou contra. Não vai ser agora que vai colar! É sério que diante de tantos escândalos de corrupção, em época de Lava Jato, querem culpar as universidades pela bagunça que tomou conta desse pais?

Há 20 anos eu estava na rua, em protesto em Natal, por uma Universidade pública, gratuita e para todos. Entrei em uma Universidade pública como uma estudante cheia de sonhos e saí uma jornalista. Hoje trabalho em uma Universidade pública, e sei do seu poder de transformar a realidade. Ou será que é disso que eles têm medo?

Alguém consegue imaginar o que é o filho de um agricultor lá de onde "Judas perdeu as botas" se tornar médico e exercer sua profissão em uma região esquecida por tudo e por todos? Falam em importar médicos, mas a UERN todos os anos forma excelentes profissionais. Alguém consegue imaginar a importância da formação e capacitação de professores nos quatro cantos do Rio Grande do Norte e o efeito multiplicador disso para o Estado, em todos os sentidos?

Desafio qualquer um que se coloca a favor da privatização da UERN a conhecer o Campus Avançado de Pau dos Ferros, Patú, Assú e Caicó para conhecer infinitas histórias como essas que estou citando. Para quem está na capital, na minha amada cidade Natal, desafio a atravessar a ponte e conhecer tantas e tantas histórias que podem ser encontradas no Complexo Cultural de Natal.

A UERN não é só mais uma faculdade, meu povo. É o maior patrimônio desse Estado. Se o RN está quebrado, a culpa não é da UERN, não é da educação. O problema é que a justiça é cega. E aqui parece que a cegueira é coletiva.
 

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário