19 MAI 2024 | ATUALIZADO 19:35
NACIONAL
Da redação
23/11/2016 09:11
Atualizado
12/12/2018 17:52

Os ataques ao MP e a Magistratura no Brasil

Jamais presenciei em 16 anos como Promotor de Justiça tantos ataques ao Ministério Público e Magistratura como estou vendo nos últimos tempos, diz Italo Moreira
Cezar Alves
Por Ítalo Moreira, promotor de Justiça

Jamais presenciei em 16 anos como Promotor de Justiça tantos ataques ao Ministério Público e Magistratura como estou vendo nos últimos tempos.

Claro, não sou cego nem deixo jamais de encarar a realidade, há sim críticas a se fazer, e que sejam feitas, que os excessos sejam cortados, que os abusos sejam contidos, que os erros sejam corrigidos, que os integrantes das duas instituições que cometerem desvios de conduta sejam punidos, mas o tom crítico que vejo em regra é generalizado, pegam erros pontuais e alastram seu alcance, o que atinge perigosamente as instituições e as enfraquece.

Só três categorias de pessoas talvez queiram magistratura e Ministério Público fragilizados: os ignorantes, os criminosos e os puxa-sacos desses últimos. Pior que infelizmente são muito numerosos.

Coincidência ou não, vejo os ataques se proliferarem justamente em um momento histórico, quando o combate a uma corrupção endêmica se mostrou mais efetivo.
Nunca antes na história desse país se combateu tanto corrupção e se prendeu seus autores (o que ainda é muito pouco). Me parece que Ministério Público e Magistratura estão pagando um preço não pelos seus erros, mas pelos seus acertos.

A sociedade só perde com MP e Judiciário fragilizados! Apontem os erros, cobrem soluções, mas preservem as instituições!

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário