21 SET 2024 | ATUALIZADO 18:26
NACIONAL
Da redação
28/11/2016 05:53
Atualizado
12/12/2018 22:20

Governador do TO é alvo de operação da PF contra lavagem de dinheiro

Polícia Federal informou que mais de R$ 200 milhões foram lavados. Dinheiro teria sido usado para comprar gado e custear campanhas políticas
Silvio Santos/AL
A Polícia Federal realizou no início da manhã desta segunda-feira, 28, a Operação Reis do Gado, contra corrupção e lavagem de dinheiro. Ao todo, estão sendo cumpridos 108 mandados em Palmas e outras cidades. 

Um dos alvos é o governador Marcelo Miranha (PMDB). Segundo a PF, a investigação identificou, até agora, desvio de mais de R$ 200 milhões efetivamente lavados. 

Outro alvo da operação é o secretário de infraestrutura, Sérgio Leão, que foi levado para a sede da PF e deve ser preso em seguida. Além do ex-governador Siqueira Campos, contra quem existe um mandado de condução coercitiva. 

A PF informou que a investigação apontou um esquema de fraudes em contratos de licitações públicas com empresas de parentes e pessoas de confiança do governador. A ocultação do dinheiro desviado seria feita por meio de transações imobiliárias fraudulentas, contratos de gaveta e manobras fiscais ilegais, como a compra de fazenda e de gado. 

A polícia informou ainda que parte do valor foi destinado a formação de caixa dois para campanhas realizadas no estado.

Algumas transações financeiras chamou a atenção dos investigadores. A polícia informou que em um dos casos foi identificada um contrato de compra de gado cujo volume não caberia na propriedade onde deveria estar o rebanho. Essa técnica foi apelidada pelos investigadores como “Gados de Papel”.

Com informações G1 TO

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário