25 NOV 2024 | ATUALIZADO 08:34
SAÚDE
Da redação
27/05/2015 13:18
Atualizado
12/12/2018 14:57

UERN deve elaborar projeto de preservação da Ponta do Tubarão

O projeto da Universidade competiu com os da Universidade Potiguar e o Instituto Federal do RN. O plano de trabalho apresentado pela UERN foi aprovado por unanimidade entre os membros do Conselho da Reserva.
Governo do RN

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) foi a escolhida para elaborar o Plano de Manejo e o Zoneamento Ecológico-Econômico da Unidade de Conservação da Reserva de Desernvolvimento Sustentável Ponta do Tubarão, localizada entre Macau e Guamaré. 

A  escolha foi feita em uma reunião realizada no último dia 22, com o Conselho Gestor da Reserva e os representantes das universidades que elaboraram proposta.

Apresentaram propostas a UERN, a Universidade Potiguar (UNP) e o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN). O plano de trabalho apresentado pela UERN foi aprovado por unanimidade entre os membros do Conselho.

De acordo com o coordenador do projeto e professor Rodrigo Guimarães de Carvalho, do Departamento de Gestão Ambiental da UERN, “A escolha da UERN para o desenvolvimento desse trabalho pode ser creditada a um amadurecimento institucional, desde a qualificação do corpo docente até a criação de uma estrutura administrativa de suporte para esse tipo de convênio. Cada vez mais, o corpo docente da UERN vem se destacando no cenário regional e até nacional com o desenvolvimento de pesquisas, projetos de extensão, convênios com outras universidades, etc". 

"No que diz respeito a qualidade do Plano de Trabalho, esta é fruto da experiência dos profissionais que compõem a equipe de trabalho, além da proximidade com a situação socioambiental da RDS Ponta do Tubarão a partir do desenvolvimento de vários projetos e parcerias ao longo dos últimos 8 anos”, disse o professor Rodrigo.

Rodrigo ainda acrescentou que o trabalho será importante para a capacitação de alunos. “Uma das missões da UERN se refere a extensão universitária com apoio a ações voltadas para o desenvolvimento sustentável do Estado do Rio Grande do Norte. Nessa perspectiva, a UERN deve sempre estar próxima da população, contribuindo para a resolução dos problemas socioambientais". 

"A discussão sobre o Plano de Manejo e o Zoneamento Ecológico-Econômico da RDS Ponta do Tubarão envolve diretamente o interesse de professores e alunos de cursos como Gestão Ambiental, Biologia, Geografia e do Mestrado em Ciências Naturais, que, com a experiência prática, além de contribuir com a sociedade, podem aprofundar seus conhecimentos teóricos a partir dos trabalhos de campo.Outra coisa que deve ser levada em conta é o fato de a RDS Ponta do Tubarão ser uma Unidade de Conservação Estadual, gerida pelo IDEMA, o que torna ainda mais importante o envolvimento da UERN nesse processo”, declarou.

O recurso financeiro para a execução do projeto será proveniente de uma medida compensatória de um grupo empresarial do ramo das eólicas. Participam da equipe da UERN ainda os professores(as) Ramiro Camacho, Elesbão de Almeida, Betânia Torres e Samylle Ruana.

“A Fundação da UERN, a FUNCITERN, na pessoa do seu Diretor-Presidente, o professor Wogelsanger Oliveira Pereira, viabilizou essa empreitada junto com a equipe de trabalho da UERN. O Plano de Manejo e o Zoneamento Ecológico-Econômico são instrumentos de planejamento e gestão ambiental que irão determinar as ações futuras, de curto, médio e longo prazos, para o alcance da sustentabilidade social, econômica e ambiental da RDS Ponta do Tubarão. Além disso, o ZEE é um instrumento que irá normatizar o uso do solo no interior da RDS, contribuindo para o ordenamento territorial”, concluiu Rodrigo,

A iniciativa terá ações de curto, médio e longo prazos.

Um dos principais objetivos do projeto apresentado pela UERN é realizar o diagnóstico da percepção ambiental da RDS Ponta do Tubarão; identificar a percepção e engajamento do cidadão em relação à importância dos elementos naturais e aos problemas locais; trabalhar na educação ambiental nas escolas e nas representações da sociedade civil local, promovendo oficinas e encontros para a capacitaçaõ dos professores e grupos sociais locais.

 

Reserva "Ponta do Tubarão"

A Reserva de Desenvolvimento Sustentável Estadual (RDS) Ponta do Tubarão foi criada através da Lei Estadual n° 8.349 de 18 de julho de 2003, nos municípios de Macau e Guamaré (ver mapa), litoral setentrional do RN. Com quase 13 mil hectares de extensão, a RDS Ponta do Tubarão tem como objetivos resguardar o modo de vida tradicional, assegurar atividades baseadas em sistema sustentável de exploração de recursos naturais, estas desenvolvidas tradicionalmente ao longo de gerações e adaptadas às condições ecológicas locais e que desempenham papel fundamental na proteção da natureza e na manutenção da diversidade biológica.

Em termos de infraestrutura, esta Unidade de Conservação dispõe de uma sede, o Ecoposto, localizado no quilometro 10 da RN 403, entre as comunidades de Barreiras e Diogo Lopes, no Município de Macau/RN. O Ecoposto é um conjunto de três prédios em uma mesma área, sendo uma sede administrativa, uma casa do pesquisador e uma casa para alojamento da Companhia Independente de Proteção Ambiental – CIPAM. No Ecoposto, cujo mesmo é de uso público e aberto à visitação, são realizadas visitas de escolas e instituições de ensino superior. Além disso, no Ecoposto são realizadas as reuniões do Conselho Gestor e oficinas de educação ambiental.


Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário