30 ABR 2024 | ATUALIZADO 12:20
MOSSORÓ
Cezar Alves, Da redação
05/03/2017 12:30
Atualizado
14/12/2018 05:43

Médico recomenda auto-exame para diagnósticar o cancer de pele precoce e evitar tratamentos agressivos

Comunidade Renascer em Mossoró realizou mutirão médico com mais de 500 atendimentos neste sábado, dia 3, para orientar a população e diagnósticar casos de cancer de pele; Próximo é para diagnósticar cancer de tireóide
Cezar Alves
O Instituto Nacional de Câncer estimou que em 2016 sugiram aproximadamente 180 mil novos casos de câncer de pele no Brasil, sendo que pouco mais de 90 mil em mulheres e um pouco menos 90 mil em homens. Os especialistas apontam que, devido a insolação tropical, a região Nordeste registra um índice elevado, em especial Mossoró e municípios vizinhos.

A Comunidade Renascer entende que este índice elevado está proporcionando a destruição da instituição familiar e, com esta concepção, formatou um projeto para diagnosticar precocemente casos de câncer e, assim, conseguir o tratamento adequado em tempo. Em Mossoró, este projeto é colocado em prática na sede da comunidade perto do Sesc.

O MOSSORÓ HOJE acompanhou o trabalho dos médicos em diversas especialidades fazendo mais de 500 atendimentos neste sábado, dia 3 de março, especificamente para identificar, de forma precoce, possíveis manifestações de câncer de pele. Na ocasião, conversamos com os médicos e os responsáveis pela Comunidade Renascer, em Mossoró, sobre a atividade em prol da família.

O médico cirurgião Jorge Moura destacou, em vídeo, que o mais importante para se combater o câncer de pele é o próprio cidadão fazer o autoexame. É fácil. Ele explicou como. O cidadão deve se olhar no espelho com poucas roupas e averiguar se surgiram manchas estranhas na pele, o que não é o caso de sinais antigos. "Há situações que é importante pedir ajuda de alguém da família", explica.

Mancha com esta da foto, não é sintoma de cancer de pele. Na verdade, é apenas um sinal e sempre existiu no corpo. O médico explica que as manchas que representa algum indício de câncela, não tem formação definida. Apresenta coceiras e as vezes fere a pele.

"Nesta região onde nós moramos, o índice de radiação ultravioleta é muito alta. Então, a incidência de câncer de pele é muito alta aqui na região Nordeste e principalmente aqui em Mossoró e região... ..."O auto exame é importante", diz médico Jorge Moura.

Segue o vídeo

 

Quem é o médico Jorge Moura - Fez Residência médica em Cirurgia de Cabeça e Pescoço pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, São Paulo/SP. Residência médica em Cirurgia Geral pelo Hospital Universitário Onofre Lopes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN, Natal/RN. Graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande Norte – UFRN, Natal/RN.


Já o coordenador da Comunidade Renascer, Giovanni Bezerra, falou como surgiu a ideia do mutirão. Ele disse que outras unidades da Renascer e também outras instituições, ajudam a população, em especial a mais carente, oferecendo tratamento para retirar as pessoas do mundo das drogas ou para tratar as pessoas já enfermas com câncer e outros tipos de doenças.

No caso da Comunidade Renascer de Mossoró, conforme Giovanni Bezerra, a ideia foi cuidar para que as pessoas não adoeçam e as famílias sofram, orientando do que deve fazer e oferecendo, através dos mutirões, a opção de o cidadão ter o diagnóstico precoce e assim evitar um tratamento muito agressivo na cura da doença. "No início, tem cura. Demorando, o tratamento é mais doloroso", assegura o cirurgião Jorge Moura.

Giovanni Bezerra complementa dizendo que neste dia 3 de março a Comunidade Renascer realizou este mutirão, com mais de 500 atendimentos diretos, especificamente para diagnosticar e orientar o tratamento para possíveis casos de câncer de pele e o próximo mutirão será para diagnósticar possíveis casos de câncer de tireoide, também com incidência muito alta na região de Mossoró.

Segue o vídeo

 

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário