29 ABR 2024 | ATUALIZADO 08:33
MOSSORÓ
Da redação
25/04/2017 06:09
Atualizado
14/12/2018 06:18

Em entrevista a Rádio Cidade de Natal, Lula lembra poço que reabriu em Mossoró há 15 anos; Veja vídeo

Em entrevista a rádio Cidade de Natal, Lula faltou da Operação Lava Jato, do Nordeste, e de sua possível candidatura nas eleições presidenciais. Veja VÍDEO
Reprodução
Em entrevista a jornalista Ana Ruth Dantas, na Rádio Cidade 94,3 FM de Natal, na manhã desta terça-feira, 25, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, lembrou da época que veio a cidade de Mossoró para reabrir um poço de água, no ano de 2002.

O poço a que se refere é o Poço Bandeirante BAN 1, localizado no Assentamento Carajás, entre a Vila Pará e a Vila Bahia. Hoje atende assentamentos de Carnaubais e Porto do Mangue, apesar de haver uma caixa d'água de 1 milhão de litros perto dá Vila Bahia. O povo tem capacidade para mais de 200 mil litros/hora.

O ex-presidente disse ainda que veio a cidade no ano de 1992visitou uma comunidade rural. Na época, os moradores reivindicaram ao governo do Estado, a instalação de um poço para sanar a falta de água na localidade. "Quando me elegi em 2002 foi a primeira coisa que fiz foi mandar abrir um poço em Mossoró", relatou.

Vestido com um casaco que lembra Fidel Castro, o ex-presidente concedeu cerca de 40 minutos de entrevista a jornalista potiguar. 

Lava Jato

Lula diz que está tranquilo em relação a citação do nome dele por parte de delatores na Operação Lava Jato.

"Quem deve tá mais preocupado do que eu são as pessoas que fazem parte da Lava Jato, porque se mentiram a meu respeito durante 3 anos e agora estão com dificuldade de provar, é problema deles e não meu. Estou muito ansioso pelo depoimento, porque eu nunca tive chance de dizer o que eu penso", disse ele.

O ex-presidente disse ainda que há delatores que estão sendo instigados a citá-lo nas delações e ainda há muitos delatores que vivem vida de luxo. "Devolvem alguns milhões e vão viver com o resto morando na beira de praia, em condomínio de luxo", disse ele, enfatizando: "Vendo isso vão delatar até a mãe".

"Eu quero saber como a Rede Globo vai suportar ter que pedir desculpa para mim, quero saber como vão dizer que não encontraram nenhuma conta em Singapura ou na Coreia do Sul em meu nome, porque não há nenhuma conta que tem R$ 0,50 meu. É por isso que eu estou tranquilo", destacou.

Transposição

Questionado sobre a comemoração da entrega de trecho da Transposição na Paraíba, ser usado como encontro para ganhar eleitorado, o ex-presidente lembrou Dom Pedro, que dizia dar a última joia da coroa pela transposição. "Ou seja, desde 1846 até os dias que eu cheguei na presidência, todo mundo prometia, mas ninguém tinha coragem de fazer porque havia estados doadores que eram contra... Quando Temer foi lá inaugurar a obra dizendo que não tinha pai e não tinha mãe, eu fiz questão de ir lá dizer que tinha pai, mãe, tio, sobrinho que é o povo brasileiro. Eu espero que chegue água em todos os Estados, que resolveria um problema crônica do povo nordestino". 

Reforma da Previdência

Sobre a polêmica Reforma da Previdência, Lula reafirmou que já foi a favor e hoje é contra pela forma como está sendo colocada pelo governo federal.

"Uma reforma da magnitude da reforma que se quer fazer na previdência social é uma reforma que não pode ser feita sem ser discutida com os aposentados", citou ele. 

"Na medida em que a economia não cresce, que os empresários não investem, que o governo não investe, que o salário não aumenta, na medida que o desemprego aumenta, diminui a arrecadação e você não pode jogar a culpa do fracasso da arrecadação nas costas do trabalhador, sobretudo o trabalhador rural, do norte e nordeste, a responsabilidade de arcar com a falência, o que estão dizendo que arrecadação da previdência, o melhor jeito da arrecadação crescer não é cortar e sim investir", destacou Lula.

O ex-presidente destacou também que as pessoas que estão propondo a reforma da previdência dessa forma que está sendo apresentada certamente não conhece a realidade das pessoas das pequenas e médias cidades brasileiras, principalmente do Norte e Nordeste.

"Você querer diminuir pela metade a aposentadoria, tentar diminuir o aposentado rural, é no mínino querer jogar nas costas dos mais pobres a responsabilidade de pagar o fracasso daqueles que governam o país, é por isso que somos contra", conclui.

Reforma Trabalhista

O ex-presidente Lula disse ser contra a reforma trabalhista da forma como está sendo proposta pelo governo porque retira direitos conquistados pelos trabalhadores há anos. 

"É preciso criar algo razoável que seja adaptado alguma legislação aos dias de hoje, tem coisa dá para mudar, o que não pode é você abrir mão dos direitos mínimos do trabalhador, vejo muito empresário falar na televisão como se o trabalhador vivesse no paraíso, ele vive razoavelmente bem numa cidade em que a categoria é muito organizada, mas em outros lugares o trabalhador é tratado como escravo, é por isso, que sou contra a reforma, e depois reforma pressupõe uma coisa boa, quando você vai reformar sua casa é para melhorar, mas eles não estão fazendo reforma, estão destruindo o que tem, é quase uma bomba de hiroshima  e não uma reforma", destacou o ex-presidente. 

Eleições presidenciais

Lula disse que considera cedo para discutir as eleições presidenciais de 2018. Mas, afirma que ao se aproximar o período, o povo começa a pensar sobre o que tem acontecido no país. Segundo ele, o povo começa a pensar nas universidades, nos IFs, nas adutoras, nas estradas, obras marcantes durante a gestão do ex-presidente. 

Neste momento, o ex-presidente lembrou quando veio a Mossoró, no ano de 1992, e moradores de uma comunidade rural pleiteava ao governador um poço artesanal para retirar água. 

"Eu me lembro que quando eu venci as eleições em 2002, a primeira coisa que eu fiz foi mandar abrir o poço, se você for a Mossoró verá que o poço foi aberto e dá água a comunidade", lembrou ele.

Lula também citou outros investimentos como o  Programa Minha Casa Minha Vida, Bolsa Família e Luz para Todos. "Eu quero defender o legado do PT", disse ele, frisando que ainda não sabe se será candidato a presidência da república.

"Foi o partido que fez o povo brasileiro retomar a autoestima. Naquele tempo a gente sonhava e realizava sonhos. E é isso que precisamos fazer, fazer as pessoas voltarem a acreditar em si mesmo, acreditarem no Estado, na sua cidade, no seu país, e não os xingamentos que temos hoje, a disseminação do ódio, da raiva, da disputa. Temos condições de consertar o Brasil", disse.

"Se tem alguém que tem autoridade para cuidar do povo, eu tenho essa autoridade, eu sei cuidar do povo, entendo a alma dele, me perguntam porque eu fiz a transposição, porque com 7 anos eu carreguei pote de água na cabeça", conclui. 

Nordeste

"Quando fizemos o aeroporto de São Gonçalo do Amarante, que se Deus quiser vai ser um grande exportador, é porque precisamos levar desenvolvimento para o Nordeste. O Nordeste não pode ser tratado como a parte pobre do país, em que é conhecido no jornal porque tem muita mortalidade infantil, porque tem analfabetismo, porque tem invasão a supermercado, é conhecido porque morre gado por conta da seca, ou seja, é preciso fazer com que o Nordeste seja conhecido por coisas boas, o povo nordestino é tão ou mais inteligente do que qualquer povo, é só dar comida e levar para a escola, é isso que eu quero provar, eu quero mais igualdade para os estados brasileiros", falou o ex-presidente.

Veja ENTREVISTA


 

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário