Prevista inicialmente para o dia 12 de abril, a retomada dos voos comerciais em Mossoró só deverá ocorrer a partir do mês de novembro. A informação foi repassada ao MOSSORÓ HOJE pela Azul Linhas Áreas. E a retomada só ocorrerá se o Aeroporto Dix-sept Rosado tiver passado pelas adequações necessárias para receber a ATR 72-600, menor aeronave da companhia, com capacidade para até 70 passageiros.
Hoje, o terminal não possui autorização da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) para operar com esse tipo de aeronave. A própria ANAC confirmou essa informação ao MOSSORÓ HOJE, por meio de sua assessoria de imprensa:
“Atualmente, consta uma restrição para o pedido da Azul por conta da aeronave pretendida para as operações no terminal. De forma clara, a aeronave solicitada para operar o voo não é adequada para o terminal. É necessário que a companhia aérea ajuste a solicitação para que a ANAC possa validar a operação”, destacou a agência reguladora.
A Azul, em nota enviada ao portal, revelou que a frota da companhia não sofrerá alterações, sendo necessário o Aeroporto Dix-sept Rosado passar por adequações para receber os voos comerciais a partir de novembro.
“De fato, o aeroporto não tem permissão para receber aeronaves como o ATR 72-600, avião designado para realizar a rota entre Recife e Mossoró. A frota da Azul é composta pelos ATR 72-600, menor aeronave da companhia, com capacidade para até 70 Clientes. As demais são Embraer 190/195, para até 118 Clientes, Airbus A320, para até 174 Clientes e A330, aeronave de grande porte, com capacidade para até 272 Clientes. Para receber voos comerciais, há necessidade de adequação do aeroporto e homologação pela Anac. A frota de aeronaves da Azul não sofrerá alterações”, enfatizou a Azul.
Pendências
Em conversa com o MOSSORÓ HOJE na época em que o prazo para o início da operação da Azul na cidade estava se vencendo, o general Jorge Fraxe, diretor do Departamento Estadual de Estradas e Rodagens (DER), destacou que o Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA) havia elencado
apenas quatro obstáculos para o Aeroporto Dix-sept Rosado ser liberado.
“Há, no lado da cabeceira, dois telhados com altura cima do previsto, e duas antenas parabólicas. Não existe isso de retirada de 100 casas”, afirmou.
Nesta terça-feira, 23, a assessoria de comunicação do Governo do Estado informou que o DER está providenciando a contratação de uma empresa especializada em aviação civil para dar conformidade a todos os obstáculos para a certificação do aeroporto. “A curtíssimo prazo, a referida contratação será feita”, garantiu o Governo.