"Deve haver cassação", diz juiz Herval Sampaio sobre o julgamento no TSE de Termer/Dilma
Para o juiz José Herval Sampaio Junior, os mesmos crimes praticados na chapa Dilma/Temer foram praticados também na chapa PSDB/DEM em 2014 e que chegará a vez destes partidos tambem ter seus registros cassados pelos mesmos motivos
"Os candidatos fingem que prestam contas e a própria justiça finge que as julga", diz José Herval Sampaio Junior, a respeito do julgamento da ação do PSDB/DEM pedindo a cassação da chapa PT/PMDB no Tribunal Superior Eleitoral.
Veja mais
Assista o julgamentoAO VIVO.
O curioso neste histórico, é que em 2015 o ministro Gilmar Mendes segurou o processo com pedido de cassação de mandato da chapa PMDB/PT. Em seguida houve o rompimento entre estes dois partidos. O PMDB saiu de perto do PT e se aliou com PSDB e o DEM para afastar politicamente o PT do governo e assumi-lo.
Afastaram e assumiram o poder. Mas o processo continuou no TSE. Foi segurado por Gilmar Mendes, alegando que a chapa Dilma Temer se elegeu ilicitamente e portanto deveria perder o registro de canditado e ficarem sem poder concorrer por oito anos a um cargo público.
Teoricamente, O PMDB e PSDB estão sendo julgados no TSE em função da ação movida pelo próprio PSDB/DEM, agora aliados, num processo segurado por Gilmar Mendes, que é declaradamente contra a cassação de Temer, do PMDB.
Em função da lavanderia legalizada de dinheiro desviado dos cofres públicos através de contratos fraudulentos, como diz o relator Hermann Benjamim, aqui lembrado por Herval Sampaio, vai terminar fazendo por onde todos os políticos e seus partidos percam seus mandatos.
Explica em detalhes no VIDEO 1
Diante do que foi mostrado no TSE durante o julgamento do registro de PMDB/PT, existe provas contudentes que o PSDB também fraudou as eleições de 2014 rececebendo dinheiro ilício atraves de caixa dois, três e até de outras maneiras para chegar ao poder.
Para o juiz Herval Sampaio disse que a forma de atuação do PMDB/PT foi o mesmo adotado pelo PSDB/DEM, em 2014. Segundo ele, todos fizeram uso de dinheiro pública. E inclusive existe ação contra a chapa do PSDB/DEM e que vai chegar sua hora de tambem serem punidos com cassação.
"O PSDB agiu do mesmo modo", destaca o VÍDEO 2 com Herval Sampaio
O julgamento inédito que está acontecendo no TSE vem a solidificar o que o juiz Marlon Réis já vem dizendo há muito tempo, ou seja, que os politicos compram mandatos e depois que chega ao poder destinam os recursos públicos para estas empresas que pagaram para se elegerem.
A corrupção eleitoral é vista também por Herval Sampaio como a origem de" 90% dos casos de corrupção no País", acrescenta o juiz José Herval Sampaio, que entende como absurdo os atuarem com dinheiro roubado para chegar ao poder.
"Temos que ser enérgicos, firmes, coerentes. O que mais o povo espera dos julgadores é coerencia e integridade", assegura o juiz.
"E aí, por exemplo, a minha atuação como juiz eleitoral em 2012, você pode me acusar de tudo, mas nunca vai poder ter se quer a ousadia de me acusar de não ter sido coerente e integro, nunca poderão me acusar de não termos aficionado o mesmo critério, que nunca nós não tivessemos em mente tão somente a lisura do processo eleitoral", acresenta Herval Sampaio.
"E é isto que o povo brasileiro espera da Justiça Eleitoral", finaliza o juiz Herval Sampaio no VIDEO 3.