A Câmara Municipal de Mossoró realizou audiência pública para debater a situação atual do estádio Nogueirão e o Ginásio Poliesportivo Pedro Ciarlini. A audiência, de iniciativa dos vereadores Raério Emídio (PRB) e João Gentil (PV), aconteceu na manhã desta quinta-feira, 8. Durante o evento, a secretária de Infraestrutura do Município, Kátia Pinto, afirmou que a reforma do Nogueirão está prevista no calendário da sua pasta, mas que é preciso planejamento para executar os serviços.
O objetivo da audiência foi justamente buscar soluções e respostas da Prefeitura Municipal sobre a interdição dos dois estabelecimentos. O comandante do Corpo de Bombeiros, Major Queiroz, esclareceu que a interdição se deu por causa do código de segurança contra incêndios no Brasil. “Algumas alterações devem ser realizadas no estádio e no ginásio para que haja a liberação desses espaços.”, disse.
Kátia Pinto, secretária municipal de Infraestrutura, Meio Ambiente, Urbanismo e Serviços Urbanos, citou as medidas que já estão sendo tomadas em relação ao ginásio.
“Resgatamos o projeto contra incêndio e verificamos que existiam alguns itens que oneravam a execução da obra. Concluímos, enfim, um novo projeto e a Secretaria Municipal de Educação já encaminhou para o Corpo de Bombeiro, para que eles aprovem. Nós, paralelamente a isso, já estamos levantando recursos para fazer a licitação e, assim que o projeto for aprovado pelos bombeiros, vamos fazer o processo licitatório.”, afirmou.
Sobre o Nogueirão, Kátia Pinto esclareceu que a posse do estádio ainda não é do município, mas que um processo de reversão está em andamento e alguns investimentos já foram feitos no local. A secretária explicou que as reformas estão no calendário da secretaria, porém é preciso planejamento.
Hélito Honorato, diretor de esporte e lazer da Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer, falou sobre os planos traçados para o Ginásio Poliesportivo Engenheiro Pedro Ciarlini Neto. “Assim que assumi o cargo de diretor, a intenção foi utilizar o ginásio para o esporte. Movimentar o espaço com atividades durante a manhã, tarde e noite. Montamos um calendário com parcerias para que isso ocorresse”, concluiu.
O parlamentar João Gentil destacou algumas ideias para o estádio. “A solução seria mudar a forma de gestão para conseguir recursos. Parcerias com escolas de futebol, parceria com academias privadas, utilizar o espaço como centro administrativo, enfim, utilizar o ginásio de uma forma que fosse possível conseguir recursos para mantê-lo”.
Para o vereador Raério Emídio, tanto o Nogueirão quanto o Ginásio Pedro Ciarlini precisam ser colocados para funcionar urgentemente. “O esporte de Mossoró e a população precisam desses espaços para lazer e incentivo de práticas esportivas. Esporte é saúde, segurança e lazer”, finalizou.
Com informações da Câmara de Mossoró