20 MAI 2024 | ATUALIZADO 11:54
POLÍCIA
Da redação
20/07/2017 07:13
Atualizado
14/12/2018 09:27

Creche Lindalva Oliveira do bairro Barrocas, em Mossoró, já foi roubada oito vezes este ano

Diretoria da unidade Lindalva de Oliveira Dias Castro informou que os criminosos já levaram ar condicionado, TV, DVD, entre outros eletrônicos. Na noite passada levaram um gelágua e merenda
Cézar Alves
A Unidade de Educação Infantil Lindalva de Oliveira Dias Castro, perto do Colégio das Irmãs, no bairro Barrocas (Google Maps), zona norte de Mossoró/RN, já foi arrombada e roubada 8 vezes só este ano de 2017. Na noite desta quarta-feira, 19, levaram um gelágua, merenda (carnes, legumes, leite e frutas), deixando para trás o rastro de destruição e muita merenda espalhada os corredores da escola de acesso a dispensa.

Nas outras ocasiões, os ladrões roubaram TVs, DVDs e até aparelhos de ar condicionado completo das salas de aula. Os pais dos alunos estão assustados. Segundo Edvaneide Dantas Ferreira, "dá medo até ir deixar a criança lá e sermos assaltados", diz.

Os professores e pais de alunos relataram que os roubos acontecem, a escola fica sem merenda e sem equipamentos eletrônicos e a Prefeitur de Mossoró não faz a reposição. A cerca elétrica danificada esta sem corrente há muito tempo.



Os roubos na UEI Lindalva de Oliveira Dias Castro, que tem 325 nos nos dois turnos de até 5 anos e 11 meses, acontece praticamente toda semana, segundo informa a diretora Reilta Pinheiro ao MOSSORÓ HOJE na manhã desta quinta-feira, 20.

Reilta Pinheiro disse que já enviou ofício ao Secretário Municipal de Segurança para reforçar o patrulhamento no local e, segundo outro servidor da escola, depois que virou rotina já não perde mais tempo para ir na Delegacia Especializada em Furtos e Roubos registrar Boletim de Ocorrência. 

"Desta vez levaram o gelágua e merenda, mas das outras vezes quebraram as portas da diretoria, da dispensa, da cozinha e salas de aula. Levaram até o ar condicionado, que é fixado com parafusado na parede", relata uma das professoras.

Nesta quinta-feira, 20, em função de mais um roubo, a mãe Edvaneide Ferreira disse que os professores pediram para ir buscar as crianças mais cedo, de 10 horas, no máximo, pois não tem alimentação. Na escola, o MOSSORO HOJE testemunhou as crianças merendando melão.

Para entrar na escola, que é murada, tem cerca elétrica e de arama farpado, os bandidos danificaram a cerca elétrica (a diretora confirmou que está sem corrente elétrica) e usam um gancho para levantar a arame farpado e pular o muro. Fazem o mesmo para fugir com o roubo.



Nesta quinta-feira, metade dos alunos da creche foram assistir aula externa. Na verdade, um passeio no Parque Municipal. Uma mãe disse que não ia permitir que o filho fosse devido a falta de segurança e de estrutura no parque. "Eu sei como está lá (abandonado) e meu filho não vai", diz.



Na creche/UEI, os professores (pediram para não mostrar o rosto) mostraram os estragos deixados pelos ladrões. Eles reclamam que também as vezes tem colegas assaltados quando estão chegando para o trabalho, Eles afirmam que nunca um policial civil compareceu ao local para investigar os roubos.

"Hoje levaram até uma extensão velha que havia na sala", diz a professora ,que também se mostra indignada com o lixo que colocam nas ruas ao lado e na frente da creche, assim como uma enorme possa de lama de esgotos quase em frente a escola. "Isto é uma imundice", diz.


Os professores disseram que, como várias TVs foram roubadas, assim como aparelhos de DVD e tambem de som, eles terminam levando os aparelhos eletrônicos de suas casas para conseguir entreter as crianças com a programação da TV aberta no horário matutino.

Já as merendeiras disseram que se reversam levando a merenda para guardar em casa, já que deixando na escola quase sempre é roubado. "Semana passada, eu cortei a carne da merenda e botei nas vasilhas. Os ladrões vieram à noite e levaram tudo", narrra a merendeira.

A diretora Reilta Pinheiro confirmou a informação da merendeira e também dos professores e pais dos alunos. Disse que os recursos para fazer a manutenção da escola estão sendo usados, as vezes, para repor a merenda roubada. Quanto aos danos nas portas, muros e cercas, ela disse que já enviou ofício para o setor competente da Prefeitura Municipal providenciar a manutenção.  

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário