30 ABR 2024 | ATUALIZADO 18:23
MOSSORÓ
Da redação
07/09/2017 08:43
Atualizado
13/12/2018 20:49

[VÍDEO] Professora protesta por reajuste e é arrastada pela Guarda do desfile de 7 de Setembro em Mossoró

Em outro VÍDEO, servidor público também tentou protestar e foi contido pela guarda municipal. Na discussão, o servidor chamou o general que é secretário de segurança de vagabundo e o general disse que ele ia aprender o que é democracia
Passando na Hora
Alguns servidores públicos municipais tentaram protestar durante o desfile de 7 de setembro em Mossoró, cobrando reajuste salarial da prefeita Rosalba Ciarlini, e foram afastados a força pela guarda municipal da avenida. Os desfiles de 7 de Setembro fazia lotar as margens da Avenida Alberto Maranhão, no Centro de Mossoró, mas este ano o cenário foi outro diferente. Haviam poucas pessoas.

No ação da Guarda Municipal, camandada pessoalmente pelo secretário que é general de exército Elieser girão, servidores públicos que seguravam faixas com dizerem contra a gestão municipal foram afastados. Em video, aparece a professora Eliete Vieira segurando uma faixa cobrando reajuste a prefeita Rosalba e dois guardas municipais arrastando-a, numa cena testemunhada pelo secretário Eliser Girão dezenas de pessoas.

A servidora pede para ter seu direito legítimo de protestar seja respeitado e o general vira as costas, enquanto os guardas arrastam ela. A senhora grita, que é este o tratamento dispensado pela prefeita Rosalba Ciarlinie aos servidores que cobram seus direitos legítimos. 

Veja o vídeo.


O protesto da servidora é que Rosalba Ciarlini concedeu apenas 3% de aumento, enquanto que as escolas aumentaram 15%, gasolina subiu 10% e outros produtos tiveram aumentos até maiores. Para os servidores, as medidas do governo joga o servidor público e o assalariado em geral contra a parede, tirando-o o seu poder de compra. É uma repressão. Para a senhora em questão, uma forma de exclusão.

Em outro momento, outro servidor público discute com o secretário de Segurança e Defesa Social, general de exército Elieser Girão, sobre o que ele classificou como grosseria contra a servidora que estava protestando e foi arrastada da Avenida. No calor do bate boca, o servidor aponta o dedo na direção do general e diz que não o conhece e que o general é um vagabundo.



O general Eliser Girão desliga o telefone e o responde, dizendo que se ele (o servidor) não sabe o que é democracia e vai aprender ali mesmo. Como todo ato público é gravado e cai nas redes sociais, segue o vídeo do bate boca entre o general e o servidor público municipal.

O bate boca foi assistido bem de perto por várias pessoas e também por guardas municipais em fila.

Veja o vídeo

Os desfiles de sete de setembro é o marco da indepência do Brasil. É quando as forças policiais, estudantes e também movimentos sociais desfilam na Avenida Principal de suas cidades fazendo alução a este fato. Porém, diante da corrupção e outros desmandos nos serviços públicos de saúde, segurança e educação, se transformou em ambiente de protesto e as vezes até de conflitos entre movimentos sociais e forças de seguranças.

Em Mossoró, as forças de policiais passaram em revista as autoridades que estavam num palanque em frente a Igreja São Vicente, marco da resistência do povo de Mossoró ao bando do temido cangaceiro Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião, há 90 anos, sem qualquer problema. Na foto abaixo, mostra o desfile dos policiais lotados no 2 Distrito de Polícia Rodoviária Estadual, que tem a frente o Major PM Lima.



Além do policiais do trânsito, também desfilaram pela Avenida Alberto Maranhão os policiais do Corpo de Bombeiros, os policiais que atuam nas ruas, da Polícia Rodoviária Federal, Exército (TG 07010), e da Polícia Civil, além de muitas viaturas da Polícia. Os veiculos que mais impressiona as crianças são do Corpo de Bombeiros. Os policiais com roupas camufladas também impressionam.

Também desfilaram neste 7 de setembro, em Mossoró, estudantes das escolas públicas. Crianças. Entre os desfiles, um grupo chamou atenção pela importância do projeto na formação dos jovens. O Proerd, do Governo do Estado, considerado um dos mais importantes contra as drogas. Na avenida, os jovens que participam do programa foram aplaudidos. É um programa exemplar do estado no combate as drogas.

O Proerd é realizado em várias cidades do Rio Grande do Norte, já tendo alcançado milhares de jovens. Já são 15 anos de atuação de policiais militares treinados instruindo jovens e adolescentes a seguir suas vidas longe das drogas.

Nos últimos 15 anos foram mais de 300 mil atendimentos a crianças e adolescentes do Estado do Rio Grande do Norte, que receberam orientações quanto à prevenção ao uso de drogas e valorização da vida. Somente no primeiro semestre deste ano de 2017 foram mais de 7.000 atendimentos realizados. A estimativa para até o final deste ano ultrapassa o número de 15 mil alunos.

Para saber mais sobre o programa AQUI.

Com videos e fotos do Grupo Passando na Hora.


 

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário