28 ABR 2024 | ATUALIZADO 14:28
MOSSORÓ
Da redação
18/12/2017 10:29
Atualizado
14/12/2018 08:28

Campeonato de poesia e performance Poetry Slam será realizado pela primeira vez em Mossoró

Gênero poético está em ascensão a nível mundial e a cidade deverá ser inclusa no cenário nacional
Divulgação
O Poetry Slam, gênero poético que está em ascensão à nível mundial, será realizado pela primeira vez em Mossoró na próxima quarta-feira (20), no Rust Café (localizado no Memorial da Resistência). Trata-se de uma competição de poesia e performance cada vez mais popularizada pelo mundo e que conta com um campeonato mundial a cada ano.

O evento na cidade está batizado como Slam Mossoró e deve continuar a ser realizado mensalmente durante o ano de 2018, sendo esse um pré-requisito para que a cidade entre no cenário nacional dos torneios de slam.

O slam é uma competição com textos autorais, por isso, é uma oportunidade para as pessoas mostrarem os poemas, lemas, escritos e ditos, rimas e primas publicamente.

Para participar, os poetas devem levar três textos de autoria própria, contendo, no máximo, três minutos cada poema e não se pode usar adereços, objetos e música. Cinco pessoas do público se voluntariam para a votação e são cortadas a maior e a menor nota.

O campeão da noite será premiado com um livro e um álbum do Slam SóFálá. As inscrições são limitadas e podem ser feitas antecipadamente e gratuitamente, através do email: carlosguerrajunior@hotmail.com. O evento ainda contará com uma Roda de Conversa sobre "Resistência e Liberdade Pela Arte", uma sessão de dança (Jam Sessions) e um show de rap.

A programação do evento envolverá uma roda de conversa com o tema "Liberdade e Resistência Pela Arte", uma sessão de dança de rua e um show de rap, com o mossoroense Carlos Guerra Júnior e convidados. Carlos vive em Portugal e foi um dos finalistas do Portugal Slam, o campeonato nacional daquele país. O Slam Mossoró terá início às 18h e deve encerrar por volta das 23h.

O slam chega em Mossoró em uma época onde o rap e a poesia está em ascensão na cidade. Os jovens têm se dedicado, cada vez mais, a rimar para libertar o pensamento e tentar reverter as condições de exclusão. Seja através da poesia recitada ou do rap, o número de pessoas que apresenta textos autorais em Mossoró só aumenta.

Um desses eventos é a Poesia Vagabunda, que geralmente é realizada no Memorial da Resistência e conta com poesia feminista.

Outro evento é a Batalha da Chave, que é realizada uma vez por semana, e tem levado vários jovens a rimar, em disputas de freestyle. Vencedor de algumas edições em Mossoró, Douglas Soares foi desafiado em Natal e ganhou a Batalha do Vinho, em um desafio que envolveu os rimadores das duas maiores cidades do Rio Grande do Norte.

Apesar do título em batalha de freestyle, confessa que tem cada vez mais se distanciado das batalhas, devido as ofensas que se tem com os rivais nesse estilo de rima.

Dessa forma, entende o Poetry Slam como um gênero ideal para os seus objetivos, uma vez que o vencedor do Slam Mossoró de 2018, poderá se classificar para o Slam Brasil em São Paulo. Ele afirma que foi a luta contra o sistema que o levou ao movimento hip hop, que historicamente luta contra o racismo, e lançou recentemente vídeo-poema contra essa temática de negro e excluído por conta da cor. Confira vídeo:


 
As inspirações para os jovens de Mossoró rimar são muitas, desde ídolos do rap do Sudeste, até poetas locais, sobretudo Antônio Francisco. Lucas Rafael, por exemplo, colocou um vídeo na internet feito nas ruas de Mossoró, que fala da importância de rappers para sua formação, mas também da cultura regional, em sua formação como pessoa e poeta. Confira vídeo:

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário