30 ABR 2024 | ATUALIZADO 21:13
MOSSORÓ
Da redação
01/03/2018 06:33
Atualizado
14/12/2018 08:48

Terapia da Constelação Familiar chega a Mossoró

Método, implantando na década de 1990 pelo psicoterapeuta alemão Bert Hellinger, está disponível no Instituto Delphos.
Reprodução
Criada na década de 1990 pelo psicoterapeuta alemão Bert Hellinger, a Terapia de Constelação Familiar chegou a Mossoró. O método é aplicado considerando os padrões familiares que se repetem ao logo de gerações, e como o indivíduo pode estar atuando mais em função da consciência familiar do que da própria.

A terapeuta Mirella Ciarlini, do Instituto Delphos, explica que a Constelação Familiar já é utilizada em mais de 25 países, mas que ainda não estava disponível para quem busca esse tipo de atendimento em Mossoró. 

“Hoje a cidade conta com algo que as pessoas precisavam buscar fora. Alguns conflitos mais graves, mais difíceis, encontram oportunidades de resolução através das técnicas da Constelação. Ela é inovadora. Representa o inconsciente familiar e as relações. Conseguimos ajudar as pessoas a saírem de um determinado roteiro, que está oculto e prejudicando essas mesmas pessoas”, destaca Mirella Ciarlini, que passou por formação em Constelação Familiar, em Brasília, com os primeiros representantes do Instituto Bert Hellinger no Brasil.

A Terapia pode ser aplicada tanto em grupo quanto de forma individual. A partir de uma dinâmica familiar, as relações interpessoais vão sendo reveladas. Os membros da família do cliente são substituídos por representantes, ou até mesmo por elementos como bonecos e a imaginação ativa.

“O terapeuta da Constelação Familiar Sistêmica saber ler os movimentos, para identificar onde há uma ruptura. A dinâmica acontece como se aqueles representantes entrassem em um campo de energia familiar, imediatamente o representante é capaz de perceber certas verdades, que estão ocultas muitas vezes. O cliente, através da observação, pode experimentar uma nova compreensão e um alívio a certas preocupações, problemas e tensões quanto a sua vida, sua família, suas relações”, detalha Mirella.

Ainda segundo a terapeuta do Instituto Delphos, a Constelação Familiar atua no campo da física quântica, sendo recomendada, em especial, para a resolução de difíceis problemáticas. “A Constelação pega o inconsciente e o revela na cara da pessoa. Ou seja, a pessoa que está resistente, culpando a mãe, o pai, ela começa a observar, na dinâmica da Constelação, que na verdade o movimento de superioridade parte dela, e aí existe uma quebra de uma lei sistêmica”, acrescenta Mirella.

E quem pode recorrer a essa terapia? Mirella Ciarlini explica que qualquer pessoa. “No Delphos, está disponível no meu consultório. Também no Delphos, a partir do mês de abril, será realizada uma formação para terapeutas. Assim como na prática dos psicanalistas, que fazem uma formação para atuarem, a Terapia Familiar Sistêmica também não exige formação em Psicologia. São 10 meses de curso. O interessado pode participar apenas para aplicar a Constelação na sua própria vida e no seu trabalho, por exemplo”, pontua a terapeuta.

A estudante de Psicologia Lara Maia, que já participou de um workshop sobre Constelação Familiar no Delphos, é uma das inscritas no Curso de Formação que será realizado no Instituto. Ela destaca a importância do método para o seu processo de desenvolvimento humano e profissional:

“A partir do olhar da Psicologia, o essencial para uma vida equilibrada e realizadora é vinculado a uma série de motivos que estão por trás dos nossos antepassados. A formação em Constelação Familiar é um meio para buscarmos entender nossas origens e visualizar o que o inconsciente nos revela diante dos processos sociais e individuais”, pontua a estudante.

Por fim, a terapeuta Mirella Ciarlini reforça que a Constelação ajuda a compreender a raiz do problema que está afetando a pessoa. “Esse problema é trazido a luz, através da configuração do sistema familiar do cliente e aí, quando ele vê isso, ele pode começar um movimento novo, uma nova postura, para resolução daquilo que mostrado. A maioria das pessoas termina surpresa. Essa Constelação ode ser praticada em uma única sessão, ou pode fazer parte do tratamento terapêutico. Nosso objetivo é ajudar o indivíduo a superar os emaranhamentos dos laços familiares, restaurando o seu equilíbrio”, conclui.

Saiba mais sobre o Instituto Delphos e a Terapia de Constelação Familiar Sistêmica, acessando: www.institutodelphos.com.br

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário