28 ABR 2024 | ATUALIZADO 14:28
MOSSORÓ
Da redação
05/12/2018 15:37
Atualizado
14/12/2018 05:04

Não passou no Mestrado ou Doutorado? O pesquisador William Robson dá dicas para passar

Alguns comemoram e outros não conseguem aprovação no mestrado ou doutorado nestas semanas que antecedem o fim do ano e quando grande parte das universidades divulga seus resultados
WILLIAM ROBSON
Especial para o MOSSORÓ HOJE
 
Alguns comemoram e outros não conseguem aprovação no mestrado ou doutorado nestas semanas que antecedem o fim do ano e quando grande parte das universidades divulga seus resultados.
 
 
Aqui posto algumas dicas, baseadas em minhas tentativas-erros, de quem passou no mestrado na primeira tentativa, mas precisou tentar três vezes no doutorado para passar,
 
1- NÃO DESISTA
Não é apenas uma expressão de auto-ajuda, mas analisar onde errou, com o auxílio de professores amigos e mais experientes – que já passaram pela situação – é um ótimo caminho. Há fatores que definem quem vai entrar no programa e, em muitos casos, o seu projeto pode não estar aderente às linhas de pesquisa.
 
2- CONHEÇA A UNIVERSIDADE E AS LINHAS DE PESQUISA. SE FOR NECESSÁRIO, MUDE A INSTITUIÇÃO
Aprendi com tentativa e erro. Tentei em uma universidade que não dava uma total atenção aos estudos de jornalismo e às mudanças de formatos e narrativa que eu procurava. Ou seja, bati com a cara na parede duas vezes. Qual foi a solução? Tentar numa universidade com vocação mais direcionada ao que estava interessado em pesquisar.
 
3- NÃO MUDE SEU PROJETO PARA ATENDER AO COMODISMO
Não adianta mudar seu projeto inteiro apenas para atender à comodidade de a universidade estar perto de casa ou para satisfazer a um orientador que pesquisa algo totalmente diferente do que você estava propondo. É melhor unir o útil ao agradável. Afinal, serão dois ou quatro anos dedicados a este objeto, a esta temática e a este estudo.
 
4- CONHEÇA SEU FUTURO ORIENTADOR
Veja se ele é referência no que está querendo estudar e que possa contribuir com sua pesquisa.
 
5- ESTUDE MAIS
Não adianta um bom projeto de pesquisa, se você não se dedicar para as provas de seleção. Por isso, se não passou, estude mais, sobretudo a bibliografia recomendada. A maioria das questões das provas dão uma boa margem para dissertar, mas cuidado para não fugir da questão e ficar “viajando demais”. Veja os editais anteriores e, apesar de algumas mudanças no ano seguinte, o tronco comum, às vezes, permanece inalterado.
 
6- CALMA NA ENTREVISTA
O meu maior inimigo na entrevista foi a ansiedade. Você ter ciência do que quer estudar, mas travar na hora. Por conta de minhas tentativas, fui à ultima entrevista com muito mais calma, mas também tive a sorte de encontrar uma banca de entrevista muito competente e querida, que me deu tranquilidade para falar o que gostaria.
 
7- PROJETO DE PESQUISA DEFINIDO
Embora o projeto não seja cumprido à risca durante o curso, precisa atender às exigência da universidade e do programa, quanto à aderência à linha de pesquisa, à pesquisa do futuro orientador e às regrinhas básicas da ABNT e do edital.
 
8- PUBLICAR ARTIGOS
Participar de congresso é bom, mas publicar artigos nos anais é melhor ainda. Mostra que você tem uma inclinação para pesquisa. Publicar em revistas é também recomendável. Peça o apoio de seu professor orientador na graduação ou no mestrado dicas de congressos e revistas que possam aceitar seu tema de pesquisa.
 
9- LATTES ATUALIZADO
As regras da Capes são predatórias e exigem mais quantidade do que qualidade. Mas, se é para jogar o jogo é bom manter o Lattes atualizado é importante para que a banca de seleção avalie sua carreira envolvendo a pesquisa e sua atividade profissional relacionada.
 
10- EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL AJUDA
Não basta teorizar a respeito, mas ter uma experiência profissional, no mundo do trabalho sobre o que está propondo, ajuda muito. No meu caso, minha experiência de 20 anos no jornalismo me deu respaldo para refletir melhor sobre a atividade no âmbito acadêmico. Não é uma regra. Há grandes nomes que se dedicaram totalmente à pesquisa e são muito bons no que fazem.
 
11- APRENDA COM OS ERROS
Não passou? Veja onde falhou mais, faça uma autocrítica e veja se realmente não estava preparado diante de tantos candidatos bons que também estão tentando uma vaga. Melhore alguns destes pontos citados acima e tente de novo.
 
É isso, amigos. Foi só para compartilhar um pouco baseado em minha pequena experiência. Espero que ajude. Sigo torcendo por vocês. Vamos em frente. Se lembrar de mais alguma coisa, vou colocando… .

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário