01 MAI 2024 | ATUALIZADO 18:23
MOSSORÓ
DA REDAÇÃO
20/12/2018 11:36
Atualizado
20/12/2018 13:01

Slam Mossoró realiza edição de aniversário com o tema “O Brasil Que Não Queremos”

Edição especial acontece na Escola Freitas Nobre nesta quinta-feira, às 18h30min, e também terá debate entre autores
Divulgação

O Slam Mossoró completa um ano de existência nesta quinta-feira (20). Com isso, a edição de aniversário acontece às 18h30min deste dia 20 na Escola Estadual Professor José de Freitas Nobre, próxima ao restaurante Tenda. O Slam é uma competição de poesia e performance popularizada no Brasil e tem estabelecido em Mossoró uma conexão entre a arte periférica e a educação, bem como possibilita o empoderamento de jovens da cidade, através da produção artística autoral.

A opção de realizar em uma escola pública visa celebrar essa conexão estabelecida entre o evento e a educação, pois, durante o ano de 2018, os artistas do Slam Mossoró estiveram presentes nas três universidades públicas do estado (UFERSA, UERN e UFRN), bem como em várias escolas da cidade. O intuito foi sempre de espalhar a mensagem através da escrita criativa e incentivar outros jovens estudantes a também praticarem a arte.

Com isso, os slammers têm buscado mostrar que a conexão com a arte torna a educação mais democrática, inclusiva e interativa, fazendo com que os alunos consigam ter melhor desempenho escolar, através do exercício da escrita criativa. Iniciativas como essas tornam-se ainda mais importantes em tempos de ameaça da implantação do projeto Escola Sem Partido, que anda na contramão de projetos inovadores como o Slam Mossoró e tem por finalidade acabar com o pensamento crítico nas escolas, bem como a implementação de um sistema de (des)ensino autoritário.

Para refletir sobre a ameaça de medidas como essas, em diferentes perspectivas, serão convidados acadêmicos de diversas aéreas do saber, com trabalhos reconhecidos no âmbito das ciências sociais e humanas, para debater sobre a ascensão do autoritarismo e os males em diferentes setores. Sendo assim, o tema da Roda de Conversa será "O Brasil Que Não Queremos". Com isso, irão dialogar a assistente social Telma Gurgel, o poeta Crispiniano Neto, o jornalista Esdras Marchezan, a geógrafa Flávia Spinelli e o pedagogo Hélio Júnior. A conversa será mediada pelo filósofo Lucas Súllivam, um dos produtores culturais do Slam Mossoró.

Vale ressaltar que esse modelo especial de aniversário não terá disputa entre os slammers, pois o campeonato inicia apenas no ano de 2019. Todavia, todos os participantes deverão apresentar poemas dentro da temática da roda de conversa. O evento também acontece logo após o retorno do primeiro campeão do Slam Mossoró do Campeonato Brasileiro de Poesia Falada em São Paulo. Entre os dias 11 e 16, Lucas Professor representou o Rio Grande do Norte no Sesc São Paulo.

Lucas apresentou quatro poesias autorais em evento que contou com participantes de 18 estados brasileiros e teve transmissão para todo o Brasil. Foram três dentro da competição e uma em participação especial. Ele obteve a excelente média 9,96 durante o circuito.

A edição de aniversário também irá realizar homenagens para as pessoas que tem se destacado no fomento do Slam Mossoró. Será dado o “Certificado de Reconhecimento de Artivismo Científico e Cultural Cactos”. O nome cactos se dá porque é uma planta do semiárido, que resiste a seca e consegue florescer mesmo em tempos sem água. Já o artivismo é a prática da arte como ativismo cívico, para transformar a sociedade. Serão três homenagens no evento. Na Categoria Cultura, a homenagem será dada a Carlos Guerra Júnior, criador do Slam Mossoró e que está atualmente em Portugal, por isso, será representado por sua mãe, Marlucia Guerra. Na Categoria Ciência, a homenageada será a professora Karlla Souza, que também contribuiu com o Slam Mossoró desde a primeira edição e também estabeleceu a parceria com a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Na Categoria Artista, o prêmio será dado ao campeão da primeira edição do Slam Mossoró, Lucas Professor.

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário