20 SET 2024 | ATUALIZADO 11:16
MOSSORÓ
Da redação
16/08/2015 07:39
Atualizado
14/12/2018 00:24

Secretaria de Saúde de Mossoró disse que meta foi superada em mais de 2 mil doses

Trabalho de vacinação no dia D em Mossoró foi realizado em 33 postos por mais de 300 profissionais; A previsão era para aplicar seis mil doses e foram ministradas mais de oito mil
Cézar Alves

 O dia ‘D’ da campanha de vacinação contra poliomielite (paralisia infantil) movimentou os 36 pontos de vacinação durante todo este sábado, 15. A primeira parcial divulgada pela Secretaria Municipal de Saúde mostrou que o público ficou acima do esperado.

Veja mais

Compromisso do profissional de saúde é com a população, diz sub secretária de Saúde

A meta, estipulada pela pasta, era de aplicar 6 mil doses até às 17h deste sábado. No total, foram aplicadas 8 mil doses. São crianças que estão as vacinas atrasadas para atualizar ou aquelas para manter em dia.

Fabiane Regina levou o filho Artur Nascimento, de 5 meses, para receber as doses de vacinas que faltavam. O filho nasceu na Paraíba e em seguida ela veio com o marido para Mossoró Francisco Nascimento para Mossoró. Na terra abençoada por Santa Luzia, o casal levou o filho ao Hospital Maternidade Almeida Castro.

O trabalho de vacinação em Mossoró foi realizado em 33 pontos, todos eles comandados por enfermeiros registrado no Conselho de Enfermagem, técnico e estagiários auxiliando.

Foram mobilizados mais de 300 profissionais, segundo informa a secretária de Saúde Leodise Cruz, que se integrou a equipe de organização na tarde deste sábado.

O objetivo da Secretaria de Saúde, estipulado pelo Ministério da Saúde, é atingir 95% do público-alvo na campanha contra poliomielite (paralisia infantil) até o dia 31 de agosto.

Deverão ser vacinadas 17.500 crianças de seis meses a quatro anos, 11 meses e 29 dias de vida. Além da pólio, a campanha também incentiva à atualização do cartão de vacina de crianças de zero a cinco anos de idade incompletos.

A partir da próxima segunda-feira, 17, cada região de Mossoró deverá contar com ponto de vacinação. As UBSs Ildone Cavalcante (barrocas), José Leão (Alto da Conceição), Mário Lúcio (Alto da Pelonha), Conchita Ciarlini (Abolição II), Hospital Maternidade Almeida Castro e Unidade Móvel de Saúde do Abolição V continuarão como pontos de vacinação das duas campanhas, de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 14h às 17h.

Os postos de vacina serão ampliados no decorrer da semana para atender aos pais que não conseguiram vacinar os filhos neste sábado. As vacinas já estão no estoque.

Também na próxima segunda-feira, 17, a campanha se estenderá para as Unidades de Educação Infantil (UEI) iniciando na UEI Tereza Neo, situada no bairro Santo Antônio.

A secretária municipal de Saúde, Leodise Cruz, comemora o resultado da início da campanha. “Graças ao empenho dos profissionais, as parcerias com estudantes, instituições, residentes e sobretudo a população conseguimos mobilizar a cidade para a importância da imunização contra pólio, doença erradicada no país desde 1990, e para a atenção em manter o cartão de vacinação das crianças de até cinco anos de idade incompletos em dia. Até a próxima semana, novos pontos serão abertos. Pedimos a colaboração e empenho de todos para continuar mobilizando as famílias a esse importante ato de vacinar”, declara.

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário