19 SET 2024 | ATUALIZADO 18:33
MOSSORÓ
ANNA PAULA BRITO
19/09/2024 18:09
Atualizado
19/09/2024 18:10

“Auto da Liberdade” 2024 será encenado na Estação das Artes de 27 a 29 de setembro

A montagem do palco e de toda a estrutura do espetáculo já foi iniciada. O Auto da Liberdade recorda os quatro atos libertários que permeiam a história de Mossoró, sendo eles o Motim das Mulheres, a Libertação dos Escravos, a Resistência ao Bando de Lampião e o Primeiro Voto Feminino. Este ano o espetáculo, que será dirigido por Natália Negreiros, contará com a participação 120 pessoas, entre atores, bailarinos, coreógrafos e produção. Os ensaios estão acontecendo todas as noites, na quadra da Escola de Artes de Mossoró.
“Auto da Liberdade” 2024 será encenado na Estação das Artes de 27 a 29 de setembro. A montagem do palco e de toda a estrutura do espetáculo já foi iniciada. O Auto da Liberdade recorda os quatro atos libertários que permeiam a história de Mossoró, sendo eles o Motim das Mulheres, a Libertação dos Escravos, a Resistência ao Bando de Lampião e o Primeiro Voto Feminino. Este ano o espetáculo, que será dirigido por Natália Negreiros, contará com a participação 120 pessoas, entre atores, bailarinos, coreógrafos e produção. Os ensaios estão acontecendo todas as noites, na quadra da Escola de Artes de Mossoró.

A montagem do palco e de toda a estrutura do espetáculo do espetáculo “Auto da Liberdade 2024” já começou a ser realizada, na Estação das Artes Elizeu Ventania.

Os quatro atos libertários de Mossoró, o Motim das Mulheres, a Libertação dos Escravos, a Resistência ao Bando de Lampião e o Primeiro Voto Feminino, serão encenados ao público nos dias 27, 28 e 29 de setembro, sempre a partir das 20h.

Este ano o espetáculo, que será dirigido por Natália Negreiros, contará com a participação 120 pessoas, entre atores, bailarinos, coreógrafos e produção. Os ensaios estão acontecendo todas as noites, na quadra da Escola de Artes de Mossoró.

Além do Auto da Liberdade, no dia 30 de setembro acontece o Cortejo da Liberdade, na Av. Alberto Maranhão. O desfile também contará com a participação dos atores do espetáculo, além de escolas e instituições do município.

OS QUATRO ATO LIBERTÁRIO DE MOSSORÓ

Motim das Mulheres - Em 4 de setembro de 1875, cerca de 300 mulheres saíram pelas ruas de Mossoró em protesto contra a obrigatoriedade do Alistamento Militar. À época, protestavam sobre a convocação de seus esposos e filhos para o Exército ou Marinha, as mulheres ocuparam unidades públicas e delegacias, munidas de utensílios domésticos para chamar atenção das autoridades.

Libertação dos Escravos - Mossoró foi pioneiro na abolição dos escravos. O município fez jus à liberdade aos escravos da cidade em 30 de setembro de 1883, cinco anos antes da Lei Áurea. À data, todos os homens que moravam na cidade estavam livres.

Resistência ao Bando de Lampião - Em 1927, a cidade de Mossoró sofreu um grande ataque promovido pelo Bando de Lampião. Os cangaceiros queriam extorquir relevante quantia em espécie do banco e comércio local. Com bravura e resistência, os mossoroenses montaram trincheiras comandada pelo prefeito Rodolfo Fernandes. Mossoró conseguiu vencer a batalha e expulsar o Bando de Lampião.

Primeiro Voto Feminino - Mossoró também se torna pioneiro no voto feminino. Em 1928, a professora Celina Guimarães Viana se consolida como a primeira eleitora a participar do sistema democrático do País, se tornando protagonista do processo político brasileiro.


Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário