29 ABR 2024 | ATUALIZADO 09:21
MOSSORÓ
DA REDAÇÃO
08/03/2019 11:23
Atualizado
08/03/2019 11:32

Defesa Civil limpa bocas de lobo para reduzir alagamentos em Mossoró

Órgão também trabalha monitorando as principais áreas de alagamentos em Mossoró, a fim de prevenir eventuais acidentes mais graves
Durante as chuvas, diversas ruas da cidade ficam completamente alagadas, impossibilitando o trânsito de veículos e pedestres.
FOTO: RAFAELA PATRÍCIA

A equipe do Mossoró Hoje entrou em contato com a Defesa Civil de Mossoró, nesta sexta-feira (8), para saber como o órgão está lidando com a questão das fortes chuvas que estão causando transtornos e alagamentos nas principais avenidas da cidade.

Segundo o Sargento Osnildo Morais, chefe da Defesa Civil, na tarde de ontem (7), o órgão recebeu alguns chamados relacionados a alagamentos e equipes foram encaminhadas aos locais para verificação dos riscos.

Um desses chamados foi realizado da Rua João Damásio, no bairro Aeroporto. 5 casas da rua ficaram alagadas devido a um muro construído, de forma inadequada, pela empresa que administra o Aeroporto de Mossoró, impossibilitando o escoamento da água. A empresa foi notificada pela Defesa Civil e se comprometeu a resolver o problema com urgência.

Os demais chamados registraram pontos de alagamentos que chegaram a preocupar a população e dificultaram a locomoção em algumas avenidas, contudo, segundo o chefe do órgão, esses locais secaram em alguns minutos.

Veja mais:

Chuvas provocam transtorno e alagam as principais ruas e avenidas de Mossoró

Para o Sargento o principalmente problema dos alagamentos é o lixo jogado nas ruas. O descarte irregular entope as galerias e impede que a água das chuvas escorra com facilidade. 

“Nós estamos sempre realizando a limpeza dos riachos, das galerias e bocas de lobo, pensando em prevenir as enxurradas, porém percebemos que em poucos dias esses locais já estão cheios de lixo novamente.”, lamentou.

Embora não tenham sido realizados chamados de natureza mais grave até o momento, mas pensando nas chuvas que ainda estão por vir, a Defesa Civil está monitorando os principais prontos de alagamento da cidade e notificando as famílias que estão em locais de risco.

“Um dos locais preocupantes da cidade é o Conjunto Wilson Rosado onde existem casas construídas de maneira irregular, basicamente, dentro de uma lagoa. Ano passado as famílias foram notificadas e tiveram que deixar o local, mas elas já retornaram e, novamente, existe essa preocupação.”, explicou.

Sargento Osnildo informou que, além do monitoramento e limpeza constante dos canais para escoamento das águas, a Defesa Civil está realizando campanhas de conscientização e orientando a população sobre como proceder em caso de inundações.

O órgão conta com um plantão 24h e equipes preparadas para atender aos chamados e, se necessário, realizar a retirada de famílias de locais de risco.

A Defesa Civil pode ser acionada pela população através dos números 199, 153 e 156 ou pelo aplicativo Mossoró Conectada, na aba “Defesa Civil”, já disponível para download na Play Store.


Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário