29 ABR 2024 | ATUALIZADO 10:00
MOSSORÓ
DA REDAÇÃO
08/03/2019 17:16
Atualizado
08/03/2019 17:17

Primeiro dia de greve contra ação de Rosalba deixa cinco mil alunos sem aula

Sem qualquer abertura para negociações, a Prefeiura está impondo pequeno reajuste de 3,75%, diferente do que foi definido pelo MEC que seria de 4,17%
A greve dos professores municipais de Mossoró teve nesta sexta-feira (08) a sua primeira atividade. Com grande adesão e com mais de cinco mil alunos fora de sala de aula, os professores cobram a abertura de diálogo da Prefeitura para discussão da sua pauta de reivindicações e o reajuste do Piso conforme estabelecido pelo Ministério da Educação
Sindiserpum

A greve dos professores municipais de Mossoró teve nesta sexta-feira (08) a sua primeira atividade. Com grande adesão e com mais de cinco mil alunos fora de sala de aula, os professores cobram a abertura de diálogo da Prefeitura para discussão da sua pauta de reivindicações e o reajuste do Piso conforme estabelecido pelo Ministério da Educação (MEC).

A pauta com a reivindicação dos professores foi entregue à Prefeitura no dia 17 de dezembro do ano passado. Sem qualquer abertura para negociações, o Executivo está tentando agora empurrar goela abaixo um reajuste de 3,75%, diferente do que foi definido pelo MEC que seria de 4,17%. " Essa é a realidade que professores e crianças estão submetidos. E a prefeita Rosalba acha pouco o descaso e ainda quer tirar direitos dos professores", disse a presidente do sindicato, Marleide Cunha.

Um Projeto de Lei (nº 138) foi encaminhado à Câmara Municipal para que vote em regime de urgência na próxima sessão plenária, no dia 12 de março. Os professores também foram às ruas contra esta arbitrariedade da gestão Rosalba Ciarlini." A negação da prefeitura de Mossoró ao dialogo vai deixar milhares de crianças e adolescentes sem aula. Vamos conversar, prefeita", afirmou a sindicalista. " A prefeita Rosalba Ciarline nega o reajuste do MEC aos professores, destrói a carreira docente, não dialoga, é autoritária e ainda exibe um discurso de valorização. Depois não sabe porque estamos em greve".

Marleide mostrou um documento em que explica uma das razões da paralisação. com parte da tabela do salário de professores de Mossoró, diz que a gestão Rosalba Ciarlini esconde os detalhes do piso salarial. "Ela está no PL n.138/19 enviado pela prefeita a Câmara Municipal e prova que a prefeitura não paga o Piso Nacional dos professores e ainda comete o crime de manipulação da informação e tentativa de colocar a população contra os professores. Todo crime tem consequências", explicou.

"Não é a prefeita que define o Piso dos Professores, é o Ministério da Educação. E o MEC fixou o reajuste de 4,17% e não 3,75% como a prefeita quer. O Piso é Lei e os professores não vão deixar a prefeita Rosalba acabar com ele! Estamos em guerra contra a mentira pela verdade! Professores não deixem a mentira imperar", acrescenta Marleide.

O comando de greve se reunirá na próxima segunda-feira pela manhã no Sindiserpum para traçar as novas estratégias a serem adotadas.


Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário